Pplware

Vendas do iPad Pro ultrapassaram as do Surface Pro

A chegada do iPad Pro veio trazer a Apple para um novo mercado dos tablets onde a concorrência já tinha uma presença forte. O embate não foi directo, em parte por culpa da Apple, mas tudo parece agora ter mudado.

De acordo com a IDC, a Apple poderá ter ultrapassado a Microsoft e o seu Surface, com as vendas do iPad Pro.

Depois de ter apresentado há poucos dias as suas previsões de vendas para o mercado dos smartphones, surgiu agora com números similares relativos ao mercado dos tablets.

Os dados apresentados contrariam a opinião geral que viu o arranque das vendas do iPad Pro arrancarem de forma muito lenta, não apenas por ser um conceito novo mas também pela falta de acessórios, que entretanto surgiram.

No embate com a sua concorrência directa, o iPad Pro acabou por conseguir ganhar o seu ritmo e ultrapassar a oferta da Microsoft, o Surface Pro 4. Segundo a IDC e referindo-se ao último trimestre, o iPad Pro vendeu 2 milhões de unidades ao passo que o Surface vendeu 1,6 milhões de unidades, tendo a  maioria deles sido o modelo Pro e não o Surface 3, o modelo mais fraco.

Marca 4º Trim 15 – Vendas 4º Trim 15 – Quota mercado 4º Trim 14 – Vendas 4º Trim 14 – Quota mercado Crescimento Ano-a-Ano
1. Apple 16,1 24,5% 21,4 28,1% -24,8%
2. Samsung 9,0 13,7% 11,0 14,4% -18,1%
3. Amazon 5,2 7,9% 1,9 2,5% 175,7%
4. Lenovo 3,2 4,8% 3,7 4,8% -13,5%
5. Huawei 2,2 3,4% 1,0 1,3% 124,6%
Outros 30,2 45,8% 37,4 49,0% -19,2%
Total 65,9 100.0% 76.4 100.0% -13.7%

O mercado tem estado a contrair-se e as marcas de referência estão a decrescer nas vendas, com duas excepções, que conseguiram absorver grande parte das perdas da concorrência. Apenas a Amazon e a Huawei conseguiram crescer, com valores positivos e bem superiores a 100% face ao mesmo período do ano passado.

Mesmo com a diferença de vendas que a IDC está a apontar, o Surface Pro teve um crescimento muito positivo no mercado, como foi reportado pela Microsoft.

Os 26% de crescimento de vendas mostram que este tipo de equipamentos estão cada vez mais a ser usados para substituir os computadores portáteis, algo que as marcas previram desde o seu lançamento.

IDC

Exit mobile version