A chegada do iPad Pro veio trazer a Apple para um novo mercado dos tablets onde a concorrência já tinha uma presença forte. O embate não foi directo, em parte por culpa da Apple, mas tudo parece agora ter mudado.
De acordo com a IDC, a Apple poderá ter ultrapassado a Microsoft e o seu Surface, com as vendas do iPad Pro.
Depois de ter apresentado há poucos dias as suas previsões de vendas para o mercado dos smartphones, surgiu agora com números similares relativos ao mercado dos tablets.
Os dados apresentados contrariam a opinião geral que viu o arranque das vendas do iPad Pro arrancarem de forma muito lenta, não apenas por ser um conceito novo mas também pela falta de acessórios, que entretanto surgiram.
No embate com a sua concorrência directa, o iPad Pro acabou por conseguir ganhar o seu ritmo e ultrapassar a oferta da Microsoft, o Surface Pro 4. Segundo a IDC e referindo-se ao último trimestre, o iPad Pro vendeu 2 milhões de unidades ao passo que o Surface vendeu 1,6 milhões de unidades, tendo a maioria deles sido o modelo Pro e não o Surface 3, o modelo mais fraco.
Marca | 4º Trim 15 – Vendas | 4º Trim 15 – Quota mercado | 4º Trim 14 – Vendas | 4º Trim 14 – Quota mercado | Crescimento Ano-a-Ano |
1. Apple | 16,1 | 24,5% | 21,4 | 28,1% | -24,8% |
2. Samsung | 9,0 | 13,7% | 11,0 | 14,4% | -18,1% |
3. Amazon | 5,2 | 7,9% | 1,9 | 2,5% | 175,7% |
4. Lenovo | 3,2 | 4,8% | 3,7 | 4,8% | -13,5% |
5. Huawei | 2,2 | 3,4% | 1,0 | 1,3% | 124,6% |
Outros | 30,2 | 45,8% | 37,4 | 49,0% | -19,2% |
Total | 65,9 | 100.0% | 76.4 | 100.0% | -13.7% |
O mercado tem estado a contrair-se e as marcas de referência estão a decrescer nas vendas, com duas excepções, que conseguiram absorver grande parte das perdas da concorrência. Apenas a Amazon e a Huawei conseguiram crescer, com valores positivos e bem superiores a 100% face ao mesmo período do ano passado.
Mesmo com a diferença de vendas que a IDC está a apontar, o Surface Pro teve um crescimento muito positivo no mercado, como foi reportado pela Microsoft.
Os 26% de crescimento de vendas mostram que este tipo de equipamentos estão cada vez mais a ser usados para substituir os computadores portáteis, algo que as marcas previram desde o seu lançamento.