A qualidade dos equipamentos da Apple permite que se tornem companheiros fieis e que permitam que se possa estender a sua utilização de forma integrada.
Existem já várias aplicações que exploram este conceito e que tornam um simples iPad ou um iPhone como uma extensão do ecrã de um Mac, criando assim um segundo ecrã.
A maioria destas aplicações tem alguns problemas, mas o Duet Display mostra agora que esses são problemas do passado e que os resolveu.
A utilização destes segundos ecrãs permite que os utilizadores potenciem a utilização dos equipamentos móveis, criando assim uma área onde os utilizadores podem colocar aplicações que necessitem de controlar periodicamente mas que não querem a ocupar espaço no ecrã principal.
Mas por norma este tipo de aplicações têm um problema com o refrescamento da imagem. A razão deste problema é a utilização das redes sem fios para a ligação entre os equipamentos.
Este problema foi agora resolvido pelos criadores do Duet, que consegue eliminar esta latência e dar aos utilizadores uma experiência de utilização mais coerente com que os utilizadores pretendem.
Para o conseguir, o Duet assenta a sua utilização numa ideia que já muitos usam, que é a ligação entre o Mac e o iPhone/iPad ser feita através do cabo de sincronização.
Desta forma acaba por se perder alguma da mobilidade/portabilidade, mas ganha-se em qualidade da imagem e da resposta das aplicações.
A forma que os criadores do Duet, que foram funcionários da Apple, recorreram a uma forma simples para fazer a ligação e a passagem do vídeo para o iPad/iPhone. Através de um driver de vídeo virtual conseguem completar a tarefa e garantir uma excelente qualidade de reprodução.
Aquando da instalação do Duet no vosso Mac será pedido que seja feito um reboot, para que possa ser assumido esse novo driver de vídeo, que fará toda a diferença.
O Duet consegue transmitir vídeo a 30 ou 60 frames por segundo e dar uma melhor qualidade a esse vídeo caso o ecrã seja retina.
Estas são as duas únicas configurações que estão disponíveis e que podem ser usadas para melhorar a utilização deste modo.
Não sendo uma solução móvel e completamente independente da ligação física, o Duet consegue ainda assim dar ao utilizador uma experiência de utilização que poucas aplicações do seu tipo o fazem.
Infelizmente o Duet não é totalmente gratuito e a versão para o iOS acaba pode ter um custo de quase 9 euros. Mas este preço é largamente compensado com a utilização que se lhe pode dar.
Tirando alguns comportamentos mais exigentes a nível de hardware em determinadas situações, o Duet é o companheiro perfeito para quem precisa de um segundo ecrã que são precisa de ser grande.
Neste segundo pequeno ecrã podem colocar qualquer aplicação para a terem acessível a qualquer momento, sem estar escondida atrás de outras janelas.
Se têm um Mac e um iPad então o Duet é o companheiro ideal para poderem tê-los a funcionar em conjunto, de forma integrada e com um segundo ecrã sempre disponível.