Os dispositivos móveis integram hoje tecnologia avançada no que diz respeito à segurança. Com a adopção dos sensores biométricos, a segurança passou para um outro nível mas parece que afinal a barreira não é assim tão poderosa.
Sabia que pode entrar num iPhone com um simples bocado de plasticina?
Foi durante a MWC 2016, através da startup chinesa Vkansee que foi desvendada e demonstrada uma nova falha no iPhone! Com um simples bocado de plasticina (Play-Doh), basta que o utilizador do equipamento deixe a marca dos seus dedos para que alguém possa aceder ao seu equipamento. Obviamente, este é um “ataque” em que é necessário ter acesso físico ao equipamento.
Até ao momento ainda não existe qualquer reacção por parte da Apple, mas a empresa já indicou uma página onde podem ser encontradas mais informações, destacando que as impressões digitais são únicas. De referir que, já em 2014, hackers mostram como é possível enganar o Touch ID:
Every fingerprint is unique, so it is rare that even a small section of two separate fingerprints are alike enough to register as a match for Touch ID. The probability of this happening is 1 in 50,000 for one enrolled finger.
Touch ID only allows five unsuccessful fingerprint match attempts before you must enter your passcode, and you can’t proceed until doing so.
O vídeo que mostramos a seguir já corre mundo e será certamente mais um problema para a gigante da maçã.
Vkansee showed how to hack an iPhone fingerprint sensor using Play-Doh #MWC16pic.twitter.com/FRY7JGMh2M
— Arjun Kharpal (@ArjunKharpal) 24 de fevereiro de 2016
Se costuma brincar com plasticina e tem um smartphone com sensor biométrico, então é melhor estar atento pois não vá deixar as suas impressões registadas. Jason Chaikin, CEO da Vkansee revelou que esta falha não acontece apenas no iPhone.