Pplware

Tenho um iPhone 5S com 16GB… é possível aumentar a memória?

Foi notícia há uns meses, certas alterações que se fazem na China da memória dos iPhones, em plena rua por vezes. Por “meia dúzia de trocos” os chineses, facilmente, passavam de um iPhone de 16GB para um de 128GB. Estas modificações, que na Apple só eram possíveis à data da compra, estavam agora disponíveis para a população na China.

Agora, há já empresas em Portugal a poder fazer esse “upgrade” ao seu iPhone.

O espaço de armazenamento de um iPhone é, só por si, caro no acto da compra e torna-se escasso à medida que os anos passam. Uma espécie de obsolescência técnica que a evolução dos sistemas operativos e software que usamos nos dispositivos da Apple impõem ao equipamento.

 

Há solução?

A mais simples é mesmo gerir o espaço utilizado, existem vários truques para os dispositivos mais antigos da Apple (dizem que funciona nos mais modernos) que conseguem algum espaço extra. Mas a sua eficácia é efémera.

Depois há a solução que fez sucesso na China e que agora está já a ser comercializada em Portugal. Há já lojas que têm um novo tipo de serviço de upgrade da capacidade de armazenamento dos iPhones.

 

Mas resulta?

Segundo informações que recolhemos no nosso parceiro iLoja, há várias pessoas que estão a optar por melhorar o espaço de armazenamento do iPhone 5, iPhone 5S e iPhone 6 de 16GB para 64 e 128GB. Dessa forma, o desempenho global do iPhone aumenta consideravelmente.

Segundo a empresa, os preços estão a descer e começa a valer o investimento… isto face a ter de comprar um novo, que muitas vezes não acrescenta muito ao tipo de utilização. Principalmente em máquinas relativamente recentes, como é o caso do iPhone 6, onde os utilizadores fazem um investimento menor e têm um incremento significativo.

Os preços praticados devem ser ponderados pelos consumidores:

Upgrade para 32GB

Upgrade para 64GB

Upgrade para 128GB

 

Mas e em termos de segurança?

Em termos de segurança, o procedimento em si é bem mais complexo do que o que fazemos quando abrimos o nosso computador e substituímos um disco SSD. As empresas que fazem este upgrade executam uma espécie de cirurgia ao iPhone, removendo a NAND de 16GB e colocando uma de 128GB…. calma, não é assim simples.

Como seria de imaginar, a Apple criou, e muito bem, sistemas de verificação ao hardware e mesmo ao software dentro destes chips. Isto porque, se for mal feito ou se não houver um cuidado em executar com precaução, o dispositivo terá alguns problemas de segurança, estabilidade e integridade. Há, contudo, lacunas no sistema da Apple que permitem às empresas clonar o conteúdo e números de série e colocar o novo chip.

Todo este procedimento só fica concluído depois que a Apple autentique o dispositivo, e não antes, para verificação dos números de série. Assim, com tecnologia adequada já se consegue, por pouco mais de 100 euros, passar de um iPhone 6 com 16GB para um iPhone 6 de 64GB.

Exit mobile version