Já falámos por diversas vezes em aplicações que aumentam a capacidade de cópia de ficheiros dentro do sistema operativo. Uma dessas referências, se bem se lembram, foi o TeraCopy, que, para além de copiar e mover, permitia alguma gestão nessa tarefa. A função colocar em pausa e retomar, a função recuperar uma cópia perdida, são valores acrescentados neste tipo de ferramentas.
Por sugestão do nosso visitante David Rosendo, instalei no Mac OS X o Ultracopier. Esta aplicação funciona tanto em Windows, Linux ou Mac.
Optei por instalar no Mac porque já tenho no Windows outra ferramenta do género. Neste sistema operativo, em diversas funções, poderá ter interesse também ter uma aplicação que traga mais utilidade, velocidade e segurança nas cópias ou nas “movimentações” de dados.
Conforme podem ver na imagem em baixo, o local onde encontraremos o Ultracopier é no topo, na barra de ferramentas do Mac. Aí estão disponíveis, além das opções, as funções Copiar e Mover.
Nas opções, podemos acrescentar ou alterar comportamentos à ferramenta. Existem várias funções que poderá personalizar, desde o arranque da mesma junto ao sistema operativo, ao idioma, se a cópia pára em caso de aparecer algum erro, se a aplicação fecha depois da cópia, etc, etc, etc.
Comecei por mover do ambiente de trabalho para a pasta imagens, uma quantidade significativa de imagens… como podem ver na imagem em baixo, a velocidade da cópia situou-se nos 21.4MB/s, o que torna estas operações mais rápidas e se forem muitos gigas de dados… torna-as mesmo menos enfadonhas.
É uma aplicação muito útil, corre em segundo plano, não “impedindo” outras de serem executadas. Muito útil para passar grandes volumes de dados do nosso computador para os discos rígidos, por exemplo. Segundo vários relatos de utilizadores de longa data, desta ferramenta, não há perigo de obtermos dados corrompidos, inclusive a ferramenta detecta erros na cópia e alerta o utilizador para esse facto, podendo desenvolver outras acções.