Pplware

Trocar botão do ecrã do iPhone pode bloqueá-lo permanentemente

Mesmo sendo máquinas muito robustas, o iPhone por vezes não resiste aos maus tratos dos utilizadores e tem de ser reparado. A escolha mais óbvia para muitos é levá-los a reparadores não autorizados e é aí que os problemas começam.

Muitos utilizadores estão a queixar-se de problemas no iPhone depois de terem trocado o botão do Touch ID deste smartphone.

Todos estes problemas foram descobertos pelo jornal The Guardian e têm como elemento comum a substituição do botão principal do iPhone, o mesmo que alberga o sensor de impressões digitais.

Após a troca deste componente, em reparadores não autorizados os iPhones deixam de permitir o desbloqueio e passam a apresentar o erro 53. Este é um erro bem conhecido e está relacionado com problemas de hardware. Curiuosamente este problema só surge depois de instalado o iOS 9, o que pode acontece meses depois da troca deste botão.

Da investigação feita, foi possível perceber que o problema não está no hardware que foi substituído mas sim na forma como foi feito. Um problema ainda maior e que surge como consequência é que os iPhones passam a estar bloqueados e sem possibilidade de aceder aos dados, que estão cifrados e protegidos.

A causa deste problema

Segundo a Apple, que já se pronunciou sobre este problema, o problema está numa medida de segurança que existe e que associa o hardware do Touch ID ao sensor físico de leitura de impressões digitais. Caso a troca fosse realizada num agente oficial da Apple esta reassociação, que é necessária seria feita e o iPhone não teria qualquer problema, mas como é feita noutras lojas o problema surge.

A existência deste mecanismo de segurança destina-se apenas a proteger o iPhone de alterações de hardware não autorizado e que poderiam levar ao roubo dos dados do utilizador.

Agora, e para os donos do iPhone que optaram por uma solução mais barata e mais simples, não há qualquer solução para este problema. Os seus iPhones não têm recuperação e nem um reparador autorizado da marca os pode salvar. O conselho da Apple é que para a próxima escolham melhor o local da reparação.

Exit mobile version