O Transmission está disponível para a maioria dos sistemas operativos incluindo: Mac OS X, Fedora, Ubuntu, OpenSUSE, Debian, Mandriva, etc.
O Transmission é um excelente cliente para torrentes e foi anunciado recentemente a sua versão 2.1. Esta versão corrige um conjunto de bugs reportados pelos utilizadores e melhorias a nível de aproveitamento do CPU e memória cache, o que aumenta a performance da aplicação.
É simples, rápido, gratuito e é baseado em algoritmos inteligentes, que fazem do transmission um cliente de eleição para uso do protocolo p2p.
Para quem é fanboy da Apple, pode ver uma excelente revisão aqui sobre o transmission que foi realizada pelo Bruno Melo para o pplware.
Principais novidades
- Suporte para interromper automaticamente torrents no estado “zoombie”
- Compressão gzip adicionada ao servidor RPC
- Suporte para edição, visualização e criação de torrents via linha de comandos
- Na versão para MAC ( Snow Leopard ) é disponibilizado agora o tamanho e velocidade em base 10
Pode conferir todas as novidades para todas as plataformas aqui
Como instalar?
Hoje vamos proceder a uma instalação “à moda antiga”:
Instalar dependências
sudo apt-get install build-essential automake autoconf libtool pkg-config libcurl4-openssl-dev intltool libxml2-dev libgtk2.0-dev libnotify-dev libglib2.0-dev libevent-dev
Com instalar o Transmission 2.1.0
wget http://transmission.cachefly.net/transmission-2.10.tar.bz2
tar jxvf transmission-2.10.tar.bz2
cd transmission-2.10
./configure
make
sudo make instal
Como já tivemos a possibilidade de referir, o Transmission pode não ser o cliente mais completo com todo o tipo de funcionalidades, no entanto inclui algoritmos de ponta que fazem e marcam a diferença. Experimentem.