Por Daniel Pinto para o Pplware.com
Os produtos apresentados pela Apple tem seguido uma linha muito próxima daquilo que o mercado já está à espera, ou seja, não têm havido novidades da “casa de Cupertino” em termos de descoberta de segmentos novos de um “novo mundo” tecnológico que foi apanágio nos últimos anos de Steve Jobs. Mas a Apple não parou!
Após a apresentação dos resultados financeiros do 4º trimestre, Tim Cook, respondeu a várias questões sobre o rumo que a Apple irá tomar nos próximos meses. Uma questão que estava há muito no ar e que foi colocada a Tim era se a Apple iria apresentar novos produtos para novos segmentos já em 2014…. Tim Cook respondeu que sim!
Cook afirmou que os novos produtos serão apresentados no próximo ano de 2014 e, obviamente, os que serão lançados este ano ainda, mas não foi revelado o que seria apresentado – deixando este assunto para a especulação… e volta-se a falar sobre a HDTV da Apple e do iWatch.
“Todos vocês viram muita coisa nos últimos dois meses. Sobre as novas categorias, estas serão homogeneizadas com aquilo que já conhecemos do universo Apple, tanto hardware, software e serviços, ninguém tem um conjunto de habilidades parecidas às nossas. Obviamente, acreditamos que podemos utilizar essas habilidades para lançar outros produtos que estão em categorias que representam áreas onde não estamos presentes de momento. Estamos muito confiantes nisto”, referiu Tim Cook.
Após estas palavras, Tim Cook reforçou que o iPhone 5C nunca foi um telefone de baixo custo…
“Nunca foi a nossa intenção – passar a ideia que o 5c é de baixo custo – pois o nosso iPhone de baixo custo é o 4S”
Para a Apple, o iPhone 4 funcionou bem como o “telefone acessível”, lançado no mercado no ano passado, após ter apresentado o iPhone 5, com isso, esperam agora que o iPhone 4S seja também um produto com boa saída.
Em relação aos iPads, Tim disse que…
“Não sabemos se temos unidades suficientes para o Natal. Nunca se sabe se podemos estar ao nível dos pedidos dos clientes até as vendas começarem.”
Após o lançamento no mercado mundial dos novos 2 iPads, surgiram rumores sobre a escassez de unidades do iPad Mini 2, em grande parte devido a problemas de produção.
Por fim, uma excelente notícia, dada pelo CFO da Apple, Peter Oppenheimer: a confirmação que as futuras versões do sistema operativo OS X serão gratuitas, sempre, assim como as actualizações das suites de produção iWorks e diversão iLife (para compras de novos produtos).
Esta estratégia da Apple, no que concerne ao sistema operativo, vem complicar a vida a outros players neste mercado, onde um dos seus principais meios de receita vinha do sistema operativo. A Microsoft fica agora numa posição fragilizada face à jogada da Apple. Este passo dado pela Apple poderá levar a Microsoft a tomar uma posição idêntica com o Windows.
Para terminar, a Apple no último trimestre arrecadou 39,2 mil milhões de dólares, contando com um lucro de 11,6 mil milhões. Estes números mostram um aumento das vendas mas uma diminuição no lucro gerado.