Pplware

Alerta: Teclados de terceiros no iOS 13 e iPadOS podem recolher dados dos utilizadores

Foi ontem ao final do dia que a Apple lançou o iOS 13.1. Esta nova versão pretende corrigir várias falhas e vários bugs que foram descobertos, colocando os utilizadores em perigo e expostos.

Mesmo depois desta nova versão surgir, surgiu inesperadamente informação da Apple de uma falha que ficou por resolver. A empresa alerta que teclados de terceiros no iOS 13 e iPadOS podem enviar dados para a Internet.


Uma falha grave nos teclados do iOS 13 e do iPadOS

Quando a Apple permitiu a utilização de teclados de terceiros no iOS, garantiu que estes respeitassem a privacidade dos utilizadores. Isto impedia igualmente o envio de dados de utilização para a Internet.

Esta garantia de segurança parece ter agora caído com o iOS 13 e com o iPadOS. Uma página de suporte da Apple descreve uma nova situação em que a privacidade dos utilizadores do iPhone e do iPad parece estar em causa.

É revelado que os teclados de terceiros estão a conseguir ter acesso pleno a todas as informações. Esta falha está a conseguir contornar mesmo as indicações do utilizador em limitar o acesso às suas ações.

A Apple prepara uma atualização para o iPhone e iPad

Nesse mesmo artigo de suporte, a Apple revelou que entretanto está a tratar de resolver o problema. A empresa espera ter uma solução em breve, que chegará na forma de uma nova atualização tanto para o iPhone como para o iPad. Curiosamente, ao mesmo tempo, é descrito que este problema não afeta o teclado da Apple.

Caso pretendam verificar se os teclados de terceiros estão ativos, estes sistemas têm uma forma simples. Basta aceder às Definições e depois a Geral. Aí dentro procurem Teclado e depois a opção Teclados. Basta editar e ver o escolhido.

Quando surgiram, estes teclados apelaram de imediato aos utilizadores, por trazerem capacidades que a Apple não fornecia. Apesar destes evoluírem, Apple conseguiu acompanhar e hoje, com o QuickPath, já oferece o swipe para escrever. É por isso quase desnecessária a sua utilização.

Exit mobile version