Pplware

Task Till Dawn 1.81 – Automatizar o Mac

Existem tarefas que podem ser executadas enquanto estamos a fazer outras actividades da nossa vida. O Mac pode perfeitamente estar a trabalhar sozinho, usando tarefas automatizadas. Nada que seja novo e desta vez vamos recorrer a uma porção de software que se dá pelo nome de Till Dawn.

Esta aplicação é simples de parametrizar e realiza o que lhe ordenar e nas obrigações que deixar, por escrito, para que sejam realizadas. Seja uma vez, ou várias por dia, esta aplicação resolve essas rotinas, enquanto nós podemos estar a fazer algo mais interessante.

No início a interface parece aborrecida. Tem um aspecto um pouco tosco, face ao que estamos habituados nas apps bem concebidas graficamente no Mac OS X, mas mergulhe um pouco mais nas funcionalidades desta ferramenta. Já vai ver que é simples e directa.

Interface minimalista que esconde todo o potencial
Menus simplistas

Como podem ver os comandos são simples, isto quando as tarefas estão prontas a ser lançadas. Temos o botão de iniciar a tarefa “Run Task(s)“, depois o botão que para a execução da tarefa em curso “Stop execution“, de seguida o botão que permite criar novas tarefas “New Task“, depois o botão para Editar as tarefas “Edit task“, e por fim o botão que apaga as tarefas já criadas “Remove“.

É a partir daqui que vamos iniciar a explicação de como proceder a criação de uma tarefa.

Janela de configuração da tarefa
Criar uma Tarefa

Vamos criar uma tarefa para mostrar as várias funções associadas. A ideia é ser simples e escolhemos criar uma rotina semanal: abrir o mail às 9 da manhã de segunda a sexta para quando nos sentarmos ao computador, já lá termos os mails carregados. Mas esta é meramente uma pequena amostra.

Escolha da aplicação nas aplicações existentes no nosso Mac
  1. Clique em “New Task”
  2. Atribua um nome à tarefa em “TaskName”
  3. Descreva a tarefa se achar importante. Esta descrição é útil quando tiver vários serviços cruzados.
  4. Seleccione a aplicação que quer usar nesta tarefa automatizada, clique no aplicativo que você gostaria de usar neste automação.
  5. Depois de definir os critérios de execução, clique em “Ok”

Tarefa criada e pronta a executar

O apelo para mais automação avançada é através do uso de scripts. Se você está familiarizado com os scripts, as possibilidades de Task Till Dawn são ilimitadas. Além disso, pode usar o IFTTT para o ajudar um pouco mais, trazendo mais serviços, principalmente os serviços web. Por exemplo, com estes scripts pode definir que um determinado tipo de anexos, que chegam ao seu mail, deverão ser reencaminhados para uma pasta Dropbox. Isto é possível com o Task Till Dawn.

Ir mais além com o Task Till Dawn

Configurações avançadas

Aqui, nesta área de opções extra, poderá detalhar mais ainda as definições da tarefa. Pode atrasar a tarefa por alguns segundos, pode dar instruções para que uma tarefa comece só quando outra termine, pode dar ordens para que a tarefa corra em segundo plano, nos serviços do sistema operativo, ou então que inicie uma instância nova a cada arranque e que apenas seja lançada num máximo de execuções definido por si.

Opções na Barra de Menus

Esta aplicação não faz nada que não possa ser feito com ferramentas que existem dentro do seu Mac, alias como já temos vindo a dizer ao longo dos tempos. Mas esta tem a vantagem de ser simples e intuitiva, coisa que a Apple ainda não conseguiu com a “ferramenta” que automatiza as rotinas no OS X.

Mas tenha a fiel certeza que com os AppleScript faz tudo e mais alguma coisa, já para não falar no Automator que é fortíssimo e poderosíssimo!

Novidades da versão 1.81:

Fica a sugestão para que possa tirar proveito das automatizações, enquanto faz algo mais interessante.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+/Windows
Download: Task Till Dawn 1.81
Homepage: Task Till Dawn

Exit mobile version