Pplware

Syncplicity 2.9.27 – Agora com suporte para Mac OS X

Há quase dois anos, falámos aqui pela primeira vez neste serviço, como alternativa ao Dropbox. Na altura o suporte apenas se limitava ao Windows, o que configurava logo à partida numa enorme desvantagem, face aos produtos concorrentes. Na verdade o Syncplicity nunca conseguiu ser, pelo menos, tão popular como o Dropbox.

Entretanto lançaram a versão para Mac OS X e aumentaram a oferta e, com certeza, aumentaram os potenciais alvos para oferecer a sua versão gratuita e vender as opções pagas. Mas será que mesmo sendo suportado pelo Windows e pelo Mac OS X, este vale a pena?


Cada vez mais tenho a certeza que a cloud computing é o futuro… mas um futuro já ali ao virar da esquina. Mesmo sem darmos conta, somos “dependentes” de serviços baseados neste conceito que ganha uma forma monstruosa. Para quem não esteja a par deste conceito de “computador na nuvem”, pode por exemplo pensar que, ao usar o Gmail, ou outros serviços de mail, estão a usufruir da cloud, de um espaço “algures”, que aloja e permite que seja usado.


Como dissemos na apresentação deste serviço, existem algumas diferenças, face a outros serviços do género. Por exemplo, o Syncplicity, ao contrario do Dropbox, não tem qualquer pasta pré-definida onde possamos colocar os ficheiros para partilha. Em vez disso, como pode ver na imagem em cima, este sugere-lhe a utilização das pastas usuais do SO, Documentos, Imagens, Música, Favoritos ou adicionar aquelas que pretende sincronizar, tendo em conta que terá dois sistemas que podem interagir.


Como ambos os sistemas têm as suas pastas, que podem ou não ser iguais, esta aplicação quando sincroniza sistemas operativos diferentes, sugere que os conteúdos de cada pasta comum sejam fundidos sem sobrepor, ou apagar, qualquer conteúdo. Isso permite que possa, posteriormente, dividir ou decidir, o que quer ter nessas pastas.


À imagem do Dropbox, podemos a partir da barra de ferramentas, chegar às pastas criadas no Syncplicity. Esta é a forma mais rápida de usar este serviço no Mac OS X.

O Syncplicity está disponível em três “sabores”: um gratuito, com 2GB como limite de capacidade, suporte para apenas 2 computadores, mas sem limite de criação de pastas ou de ficheiros. Depois existem duas modalidades pagas, uma de 50 e outra de 100GB (ver aqui os preços). No entanto, caso subscreva o plano gratuito, poderá ver este limite de armazenamento subir para os 5GB. Por cada amigo que convidar a experimentar o serviço, receberá 1GB de bónus, podendo acumular no máximo 3GB.


O Syncplicity conta também com um gestor online, que poderá encontrar em my.sincplicity.com. Tudo o que precisa é do seu usernamepassword!



Este serviço ainda não amadureceu ao ponto de ser consumido com todo o sabor e vitamina. Evoluiu, e já tem uma aplicação para iPhone, o MKSync. Útil, rápido e que pode fazer a diferença pela sua simplicidade.

Artigos relacionados:


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X
Download: Syncplicity 2.9.27  Beta [12MB]
Homepage: Syncplicity

Exit mobile version