E se os PCs corressem Mac OS sem recorrer a um Hackintosh? Se fosse algo oficial, verdadeiramente autorizado e desenvolvido pela Apple?
Na conjuntura actual, não parece este um cenário possível de imaginar. Contudo, na Era Steve Jobs essa pode ter sido uma hipótese levantada, tendo mesmo vindo a ideia ser a partilhada com a Sony.
Nobuyuki Hayashi é quem revela informações neste sentido. Hayashi é um jornalista japonês que tem vindo a cobrir as notícias do mundo tecnológico, nomeadamente da Apple, há mais de 20 anos, e a quem se deve dar alguma credibilidade.
Segundo este jornalista, o antigo presidente da Sony, Kunitake Ando, numa entrevista em 2011 revelou-lhe pormenores da proximidade entre Jobs e co-fundador da Sony, Akio Morita.
Ao que tudo indica, Jobs, durante uma viagem ao Havai em 2001 para um jogo de golfe com vários executivos da Sony, decidiu surpreendê-los com a ideia de correr uma versão do Mac OS X num Vaio, isto quarto anos antes da transição dos processadores dos Macs PowerPC para Intel ser tornada pública.
”Steve Jobs e outro executivo da Apple estavam à nossa espera no final do campo de golfe com um Vaio a correr Mac OS”, citou Hayashi o ex-presidente da Sony.
Numa época em que não havia dúvidas de que era o Windows que dominava o mercado dos sistemas operativos onde a Sony vinha a investir fortemente no desenvolvimento dos seus equipamentos de forma a harmonizá-los de forma perfeita ao mesmo, a ideia de integrar o OS X não foi levada muito a sério, principalmente por considerarem que essa integração representaria um desvio de recursos a todos os níveis.
Esta informação, quase histórica, surge numa altura em que a Sony parece ter fortes intenções de vender o segmento de computadores Vaio. Entre desmentidos e declarações, a empresa diz não ter condições para anunciar de forma clara esse negócio, mas não nega as intenções.