Já experimentei vários gestores de downloads, mas o único até ao momento que mais de aproxima do IDM é o Speed Download.
Este tipo de aplicação, além de aumentar consideravelmente a velocidade do download que estamos a fazer, permite uma organização de raiz do que descarregamos da net, evitando assim a fragmentação de ficheiros e sucessiva desorganização.
Mas quais os atributos deste Speed Download?
Antes de mais quero frisar que embora tenha encontrado algumas aplicações gratuitas, para este efeito, não foram capazes de colmatar as necessidades que imponho ao sistema operativo da Apple. Assim, somente este que é pago, foi capaz de ter uma leque de funcionalidades ricas e com excelente capacidade produtiva.
Esta ferramenta, tal como era de esperar, tem uma interface sóbria e muito intuitiva, idioma em português e com opções para optimizarmos a ferramenta às nossas necessidades.
Existem contudo, grandes trunfos que fazem desta ferramenta um verdadeiro tributo aos download: posso referir que uma das funções mais interessantes é o cliente FTP, que traz embutido, permitindo fazer uploads de ficheiros com rigor e segurança… áh… e com rapidez!
Destaque para:
- Downloads Turbo Charged
- Função de auto-resumo nos downloads
- Integração com o Safari, Firefox, Chrome, etc…
- Integração com o leitor de informações RSS
- Integração com o serviço MobileMe (WebDav, iDisk,)
- Cliente FTP embutido na app
- Partilha de ficheiros, com outros utilizadores do SD, encriptada
- Download de vídeo do YouTube
- Total integração com o Rapidshare
Podemos usufruir de uma agenda para controlar múltiplos downloads. Estes serão agendados e apenas da data que entender, serão descarregados. Pode, complementando a função anterior, permitir que esta ferramenta desligue o Mac no final do trabalho agendado, poupando assim o equipamento.
Claro que o Firefox, o Chrome… entre outros, trazem já um gestor de downloads incluído… mas é muito rudimentar ao pé desta ferramenta.
Speed Download traz uma série de outras funcionalidades, como por exemplo a integração com o serviço Mobile Me, permitindo gerir de forma totalmente integrada o iDisk, entre outras opções.
Depois permite que descarregue filmes directamente do Youtube e o utilize para organizar o que descarrega. Também pode configurar as suas contas do Rapidshare e assim ter o que descarrega a sair directamente pelos Speed Download, o que aumentará certamente a velocidade do download.