Uma das características que me agrada particularmente no “mundo Mac OS” é a simplicidade e a harmonia gráfica. Tudo tem um cuidado de construção, existe uma disciplina rígida no que toca a interface. Uns gostam outros não… mas que tem uma linha coerente de simplicidade, isso é inegável.
Dessa forma, é possível desenvolver aplicações que logo à partida chamam à atenção pelo seu aspecto. Sparrow, um cliente de mail, foi um desses casos, é uma aplicação compacta, com uma interface sóbria e minimalista. Se é um utilizador de mail com pouco fluxo de mails diários, então este software foi desenhado para si!
Sparrow é uma aplicação de mail para Mac que acaba de chegar ao mercado e apresenta-se ainda num estado beta. Foi desenhado para manter a tarefa de receber, ler e enviar mail, simples e eficiente. O seu propósito é só um, dedicar-se unica e simplesmente ao seu correio electrónico.
Mas então para que serve este cliente de mail?
Serve para receber os nossos mails, serve para responder, tem opções de viasualização do correio recebido e expedido, permite arquivar e apagar o mail, permite configurar e gerir multiplas contas mas… só as contas Gmail.
Para facilitar a informação ao utilizador, esta aplicação recorre ao Growl para mostrar avisos no ecrã indicando a chegada de novas mensagens. Além dos alertas visuais em forma de pop up, ao estilo Mac claro e dos alertas sonoros, na barra de ferramentas poderá ter indicação de quantas mensagens estão por ler.
Nesta nova versão existe uma nova aba chamada “Advanced” que lhe permite ligar e desligar os anúncios introduzidos nesta versão beta do Sparrow, activar os atalhos de teclado do Gmail e definir novos atalhos para mostrar/esconder o Sparrow e para a criação de um novo email.
Mais novidades desta versão
- Barra de progresso
- Melhorada a performance da lista de emails
- Novo design da mensagem de envio
- Correcção de diversos bugs.
- Lista completa aqui
Sparrow actualmente suporta múltiplas contas permitindo assim concentrar o mail, caso tenhamos vários serviços do Gmail. Segundo o seu autor, futuramente esta ferramenta irá suportar outras contas de email IMAP, como o MobileMe, assim como irá usufruir das etiquetas existentes no Gmail. Experimente e diga de sua justiça.