Já por diversas vezes apresentámos ferramentas para Windows que permitem arrumar ficheiros seguindo as regras que cada utilizador cria. Estas ferramentas permitem que tenhamos as nossas pastas mais arrumadas e sem estarmos a acumular ficheiros em monte e sem qualquer organização ou arrumação.
Não tínhamos até agora apresentado nenhuma ferramenta que fizesse essa mesma função mas no sistema operativo da Apple. Diversos leitores o pediram e agora descobrimos o Sorter, uma aplicação que organiza os ficheiros das pastas que indicarmos e segundo as regra que definirmos.
Com o Sorter vão poder arrumar os ficheiros que anda perdidos no vosso Mac sem qualquer esforço ou preocupação. Esta aplicação dá a possibilidade de criarmos um conjunto de regras e de acções a serem executadas sempre que um ficheiro foi adicionar ou modificado numa determinada pasta.
Ao colocarem o Sorter a correr pela primeira é pedido que criem pelo menos uma regra. Podem no entanto criar as que entenderem e todas agem de forma distintas.
Cada regra que podem criar está dividida em três zonas distintas. A primeira é onde necessitam de indicar qual a pasta a ser monitorizada e sobre a qual vão agir. Qualquer pasta de sistema pode ser seleccionada.
A segunda zona é onde devem definir as condições que vão accionar as acções que definirem. Em primeiro lugar devem definir se as condições deve ser todas cumpridas ou se qualquer uma das apresentadas é suficiente para iniciar a acção.
Depois necessitam de criar as condições propriamente ditas. Têm à vossa disposição várias opções que englobam os conteúdos dos ficheiros, os seus nomes, a data de criação ou o seu tamanho. Cada uma destas opções tem também padrões associados e que podem ser definidos.
Existe ainda uma área Avançada onde os utilizadores podem definir que tipos de ficheiros ou acções externas vão activar o Sorter. Podem restringir apenas à criação de novos ficheiros, alterações nos actuais ou quando estes são eliminados. É claro que também podem definir se apenas se aplica a ficheiros ou links simbólicos. As opções são variadas e cobrem a quase totalidade das situações.
Após definir as condições é necessário que sejam definidas as acções a serem realizadas. Para isso o Sorter disponibiliza apenas a execução de um script de shell, a eliminação do ficheiro, o correr de um script do Automator ou não tomar qualquer acção. Só têm de definir a acção e ajustar alguns parâmetros se necessário.
As definições do Sorter permitem apenas que configurem o nível de log a ser registado, a quantidades de alertas que vão ser mostrados (sempre que existir uma acção) e qual o tempo a ser esperado para a acção acontecer.
Qualquer regra criada pode ser activada ou desabilitada facilmente na interface do Sorter, o que simplifica a sua utilização em momentos específicos e sem que interfira com qualquer trabalho ou acção que esteja a ser realizada.
O Sorter permite facilitar a vida aos seus utilizadores pois consegue arrumar os ficheiros segundo condições e acções muito precisas. Tem a capacidade de executar comandos mais complexos e internos ao sistema através de scripts via Shell ou do Automator.
Para todos os que reclamavam uma ferramenta de arrumação de ficheiros modular e com grande grau de liberdade de definição de regras, o Sorter é a resposta. Usem-no e facilmente vão conseguir criar as vossas regras e assim manter a vossa maquina mais arrumada.