Pplware

Socorro!!! O meu Pages não entende Português!

Se já alguma vez se deparou com o problema de o Pages não efectuar a correcção ortográfica em Português (ou numa outra língua de sua preferência), como na imagem acima, saiba que basta apenas uma simples configuração para alterar esse comportamento.


No Pages, tal como noutros processadores de texto, é possível definir uma ou várias línguas para os diversos blocos texto de um documento. Deste modo, podemos usufruir da correcção ortográfica na nossa língua nativa, mas também em línguas estrangeiras, quando fazemos uma citação, por exemplo. Tudo isto no mesmo documento e em simultâneo.

O procedimento é bem simples. Em primeiro lugar, temos de seleccionar um bloco de texto ao qual pretendemos atribuir uma língua para a correcção ortográfica. Se vamos escrever apenas numa única língua, podemos seleccionar o texto todo, utilizando o menu Edição > Seleccionar Tudo (ou a combinação de teclas Comando + A).


Depois, apenas precisamos de indicar ao Pages qual a língua que corresponde a esse excerto. No Inspector do Pages, acedemos ao painel Texto e clicamos no separador Mais. No fundo do Inspector, aparece então uma opção para seleccionar o idioma a aplicar ao texto seleccionado. Basta escolher a língua pretendida e pronto: o Pages faz a correcção ortográfica do texto segundo a língua que indicamos.


As alterações que fizemos até agora foram aplicadas apenas ao documento em que estivemos a trabalhar. Mas também é possível dizer ao Pages para continuar a utilizar a nossa língua preferida da próxima vez. Para isso, abrimos um novo documento em branco e repetimos o procedimento acima, antes mesmo de começar a escrever nele. Depois acedemos ao menu Ficheiro > Guardar como modelo…. Escrevemos o nome do modelo e clicamos em Guardar.

O modelo recém-criado ficará então disponível na lista de modelos, na categoria “Os meus modelos”, e poderá ser utilizado sempre que dele precisar.

Exit mobile version