Pplware

Snow Leopard: o que há debaixo do capô?

Tal como sugerido pelo A Friend, hoje decidi falar sobre o Snow Leopard e as melhorias que não estão à vista mas que trazem melhorias significativas em relação ao Mac OS  X 10.5, o Leopard.

O Grand Central Dispatch é uma das grandes melhorias do Snow Leopard. Provavelmente já ouviram falar mas sempre se perguntar: o que é? Hoje em dia, cada vez são mais comuns os processadores com múltiplos núcleos. Esses processadores oferecem uma capacidade processamento fantásticas só que o grande problema é que as aplicações não aproveitam na totalidade as capacidades dos processadores de vários núcleos. Para colmatar esse desperdício, o novo Snow Leopard contém o GDC, Grand Central Dispatch.

O GDC distribui as tarefas pelos vários núcleos para optimizar o processamento, resultando em melhores performances dos Mac’s. O GDC também disponibiliza API’s para os programadores de novas aplicações possam incorporar a tecnologia GDC nas suas aplicações para que o processador seja utilizado ao máximo.

O OpenCL é outras das grandes novidades do Snow Leopard à muito esperada. É muito bonito falar do OpenCL, mas afinal o que é isso? Hoje em dia, os computadores estão equipados com melhores e mais rápidas placas gráficas. O que o OpenCL faz é aproveitar essas capacidades das placas gráficas para aplicações normais. Assim as aplicações poderão correr de forma mais rápida e fluida.

Last, but not least o suporte a 64-bits. Esta é uma grandes novidades do Snow Leopard mas, o que significará afinal os 64-bits? Bem, para começar é o futuro! É a evolução natural que está cada vez mais a entrar pelas nossas casas dentro. A utilização do sistema em 64-bits dá-nos várias vantagens. Para começar, a tão conhecida situação da RAM. Com o sistema de 32-bits apenas é possível utilizar 4 GB de memória RAM. Com o novo sistema de 64-bits é, teoricamente, possível utilizar 16 exabytes. Mas, se pensam que a única vantagem é ter mais RAM, estão enganados. Umas das grandes vantagens do 64-bits é que possibilita um processamento duas vezes mais rápido, levando a uma maior rapidez e fluidez na execução de aplicações.

Como o sistema em 64-bits está ainda em transição, o Snow Leopard correr 32 e 64-bits simultâneamente para que não haja problemas de compatiblidades de aplicações que só funcionem em 32 ou 64-bits. Também, a segurança está reforçada com o sistema de 64-bits. Com a introdução dos 64-bits é possível criar cifras melhores e mais complexas tornando o nosso computador cada vez mais impenetrável.

Assim fica uma pequena e breve espreitadela das features mais gerais que, à primeira vista, não são visíveis mas que trazem melhorias significativas na utilização do sistema operativo.

Exit mobile version