Foi lançada na passada segunda feira um update ao novo sistema operativo da Apple, o Snow Leopard. Este update vem corrigir algumas falhas detectadas após o lançamento do Snow Leopard.
Em concreto são corrigidas mais de 100 falhas detectadas, sendo que 43 delas estão relacionadas com problemas de segurança. Uma das falhas corrigidas é o problema reportado neste nosso artigo e que leva os utilizadores a perder dados e configurações das suas contas.
A lista completa das falhas corrigidas pode ser encontrada neste link da Apple. Mas nem tudo são coisas boas!!
No entanto o que chamou à atenção de muitos utilizadores foi o facto da Apple ter incluido nesse update código que tornou o Snow Leopard incompatível com os processadores Atom da Intel. Desta forma deixou de ser possível ter o Mac OS X 10.6 instalado num NetBook.
Assim a Apple termina de forma (não muito) definitiva uma contenda que vinha tendo com o resto do mercado. É intenção da Apple não ter o seu sistema operativo instalado em equipamentos sem o branding Apple. A passagem da Apple para o hardware Intel veio abrir portas a uma panóplia e oportunidades para alguns fabricantes menos “claros” e que passava por ter o sistema operativo Apple num hardware de linha branca.
Conhecido por muitos o termo hackintosh deixa então de ser possível (por apenas algum tempo, espera-se). Pensa-se que é apenas uma questão de tempo até alguém conseguir quebrar estas imposições e limitações.
Para quem não conhece, o termo hackintosh é definido pela Wikipedia (de forma muito minimalista) como “O Hackintosh é uma versão modificada (não oficial) do sistema operativo Mac OS, instalado num PC IBM compatível”. E na verdade é apenas e só isso, tem um sistema operativo Mac OS num PC Intel sem o branding Apple.
Existem vários sites na Internet que explicam com grande pormenor como o fazer. Um exemplo é o site hackintosh.com.
Estará a Apple a comprar outra guerra? Penso que vai ser apenas outra corrida do gato a ver se apanha o rato e pouco mais. Mas é interessante ver as formas que uma empresa com a dimensão da Apple usa para resolver os problemas que tem.
De que forma vê esta atitude da Apple e como se espera a resposta de quem contra ela luta (de forma saudável!!)? Os comentários estão abertos, faça uso deles!