Está definida de forma única no sistema e apenas podemos mudar como um todo, sendo aplicada a todos os dispositivos que tivermos ligados, trackpad incluída. Mas com o recurso ao essa limitação fica ultrapassada.
Com o Smooth Cursor passamos a poder definir a aceleração para cada um dos tipos de dispositivos, tendo diferentes perfis associados ao nosso sistema, sempre com a diferenciação por cada um dos dispositivos.
Podem definir graus de aceleração para o trackpad e para o rato, seja ele qual for, e assim terem uma experiência de utilização distinta, seja qual for o tipo de dispositivo que estejam a usar.
Cada um deles (rato ou trackpad) pode ser afinado através da interface do Smooth Cursor e assim estar de acordo com o que o utilizador pretende.
E como cada tipo de tarefa pode exigir uma afinação diferente, existe a possibilidade de serem criados perfis adaptado a cada momento ou a cada tarefa. Basta que os criem na interface do Smooth Cursor, lhe atribuam um nome, definam as definições e ficam prontos a ser usados. É sempre possível alterar a qualquer momento as definições, editando cada um dos perfis.
Existe a possibilidade de desactivarem, dentro de cada perfil, a aceleração diferenciada entre os dispositivos e assim tornarem um perfil mais específico para ambos os tipos de equipamento.
O Smooth Cursor mantém ainda um perfil definido como default para que possam reverter para os valores originais em caso de necessidade.
Podem ter acesso rápido às funções e aos perfis do Smooth Cursor através do ícone que a aplicação coloca na barra de menus do Mac OS e assim definirem qual o perfil que pretendem usar.
Todos os que criarem podem ser chamados directamente ou através dos atalhos disponíveis. Podem ainda desactivar o Smooth Cursor através deste menu.
É também através deste menu que conseguem aceder às definições do Smooth Cursor. Aí podem editar os perfis.
Se ao usarem o rato notam que o comportamento deste deveria ver mais diferenciado da trackpad então devem ter presente o Smooth Cursor. Podem definir de forma fina a aceleração a aplicar a cada um dos dispositivos.
A capacidade de criar perfis de diferentes acelerações para aplicar em determinadas tarefas ou momentos enriquecem ainda mais o Smooth Cursor e tornam-no uma ferramenta a ter presente no vosso Mac.