O segmento dos dispositivos móveis está ao rubro. A liderança neste segmento é cada vez mais disputada pelo Android e iOS….mas este ano muito pode mudar com o Ubuntu Phone, Tizen…entre outros.
Os dados divulgados ontem pela empresa de consultoria International Data Corporation (IDC), revelaram que 91,1% dos smartphones vendidos no quarto trimestre de 2012 tinham como sistema operativo o Android e o iOS.
A empresa relevou também que ambas as marcas apresentaram um aumento de vendas de equipamentos na ordem dos 70%, o que equivale a um total de 207.6 milhões de unidades vendidas apenas no quarto trimestre de 2012. De referir que no período homologo de 2011 foram apenas vendidas 122 milhões de unidades.
Segundo os resultados da pesquisa feita pela IDC , no 4º trimestre de 2012, 91% das vendas de smartphones foram iOS ou Android.
As duas gigantes, Apple e Google, aumentaram significativamente as vendas dos seus equipamentos, tendo lançado para o mercado um total de 207,6 milhões de unidades em todo o mundo, ou seja, mais 70.2% comparativamente ao 4º trimestre de 2011, onde apenas disponibilizaram 122 milhões.
Os números relativos ao ano de 2012, indicam também a preferência por estes dois SO, uma vez que, combinados, iOS e Andorid registaram 87.6% das vendas, ou seja, 722,4 milhões de smartphones vendidos em todo o mundo. No ano de 2011, foram apenas apenas 68,1%, o que corresponde a cerca de 494,5 milhões de unidades vendidas.
Para além deste resultado principal, a pesquisa também delineou um TOP 5 para os sistemas operativos de smartphones:
- 1) Android
- 2) iOS
- 3) Blackberry
- 4) Windows Phone
- 5) Linux
A tabela acima mostra com clareza o domínio do iOS e Android, e essencialmente deste último, no 4º trimestre de 2012.
Aqui fica um gráfico interactivo disponibilizado pela própria IDC, que permite a comparação entre valores obtidos em 2011 e 2012.
Relativamente ao ano de 2012, os resultados também são bastante claros. O sistema operativo Android domina com segurança, mas o sistema operativo da Apple tem a segunda maior fatia, o que deve ser interpretado como ‘apenas uma marca a vender quase 20%’, e não vários marcas/modelos que adoptaram o Android como SO.
Nesta última tabela, o Symbian surge em 4º lugar, sendo que Linux já nem sequer consta na lista. (Talvez haja mudanças este ano)
Segundo Ryan Reith, coordenador de projectos com a Mobile Device Trackers da IDC:
“With the recent introductions of two new smartphone platforms we expect some ground to be made by the new entrants over the coming years. […] “There is no question the road ahead is uphill for both Microsoft and BlackBerry, but history shows us consumers are open to change. Platform diversity is something not only the consumers have asked for, but also the operators.”
A tendência será, assim para que se mantenham na liderança dos smartphones a Google e a Apple, enquanto que os outros SO vão tentando conquistar o público aos poucos e poucos. [IDC]
Irão estes números manter-se? Pode o Windows Phone ou o Ubuntu Phone OS alterar esta tendência?