Um dos mais emblemáticos é sem dúvida o FaceTime, lançado pela própria Apple no inicio deste ano, no iOS 4. Estes serviços voz e vídeo sobre IP estão a ganhar terreno, tendo em conta a cobertura da Internet sem fio e tendo em conta o próprio preço da utilização dos serviços VoIP.
Nesta versão, a 3.0, o Skype vem equipado com toda a qualidade VoIP que conhecemos mas acrescentou a possibilidade de utilizar vídeo via WiFi e 3G.
Confesso que em termos de qualidade de som o Viber é superior e acrescenta o facto de não ser necessário criar um utilizador especifico para o serviço, recorrendo aos contactos e aos números desses contactos para fazer as ligações. Está, no entanto, limitado face ao Skype pois não permite videoconferência.
Em termos de imagem o FaceTime, como recorre ao suporte WiFi, tem melhor qualidade de imagem que o Skype, mesmo que o Skype esteja também sobre WiFi, mas agora o Skype tem a vantagem de permitir usufruir da vídeo conferência sobre 3G. Ora é um novo mundo se considerarmos que os pacotes de dados 3G estão mais baratos e as operadoras estão a modelar esses pacotes conforme o perfil do utilizador.
Então, de forma resumida quais foram as novidades incluídas nesta nova versão?
Melhoramentos:
- Videochamadas de Skype para Skype através de WiFi e 3G*
- Chamadas para utilizadores do Skype com computadores de secretária (Mac OS X ou Windows) e outros utilizadores do iPhone.
- Videochamadas bidireccionais no iPhone 4, iPhone 3GS e iPod touch de 4.ª geração.
- Videochamadas unidireccionais (apenas recepção) no iPad e no iPod touch de 3.ª geração, sem câmara.
- Videochamadas no formato vertical e horizontal.
- As videochamadas Skype requerem o iOS 4.0 ou uma versão posterior do mesmo.
- Poderão aplicar-se encargos de dados adicionais
Está de volta aos “ringues” para combater a concorrência. O bom velho Skype não perde a postura e implementa uma série de melhorias com vista à eficiência, qualidade e performance do seu serviço. Experimentem e digam de vossa justiça.