Pplware

Finalmente já pode pedir à Siri músicas do Spotify no iOS 13

Apple TV também recebe a app Spotify.

A Apple tem uma política comercial apertada, no que toca à utilização do seu ecossistema por produtos de terceiros. Um caso paradigmático foi o bloqueio do Spotify na coluna HomePod que desagradou aos utilizadores e muito à empresa Spotify. Contudo, finalmente, parece que há novos avanços. Numa atualização recente da app, uma das possibilidades é usar a Siri para reproduzir música.

Esta app de música chegou também à Apple TV. São sinais muito interessantes de uma abertura que não existia.


Spotify mais integrado com a Siri no iOS 13 da Apple

O Spotify lançou hoje a sua atualização do iOS 13. Assim, como podemos ver, esta nova versão já permite aos utilizadores solicitar à Siri que reproduza álbuns e listas de reprodução usando a sua voz. Isso coloca o serviço de streaming em pé de igualdade com outras aplicações de música. A integração do SiriKit para apps de áudio era exclusiva do Apple Music até ao iOS 13.

Para usar o Spotify com a Siri, instale a atualização e peça para reproduzir um álbum ou música ‘com o Spotify’. A atualização também permite o controlo de mãos livres através do CarPlay.

Siri available on iOS 13: Control your Spotify listening experience on iPhone, iPad, Carplay, AirPods, and HomePod via Airplay.

Outra novidade do serviço é relativa ao lançamento da sua app também para tvOS, para a Apple TV. Assim, as notas de versão da atualização do Spotify mencionam que a integração da Siri é compatível com iPhone, iPad, CarPlay, AirPods e HomePod via AirPlay.

Apesar de no iPhone conseguirmos já invocar o Spotify usando a Siri, na verdade não foi possível no HomePod. Provavelmente este ainda estará à espera da atualização do “audioOS 13” ou do iOS 13.2 para o HomePod.

 

SiriKit permite uma panóplia de novos comandos de voz

Com o SiriKit para apps de áudio, o Spotify agora pode comportar-se como o Apple Music no que diz respeito aos comandos da Siri no iOS. Assim, podemos agora pedir à Siri ações como ‘Reproduzir (nome do álbum) no Spotify’, ‘Reproduzir a última música de (nome do artista) usando o Spotify’ ou mesmo ‘Lista de reprodução do Spotify (nome da lista de reprodução ) ‘.

Claro, terá sempre de dizer, no final do pedido o nome da app, Spotify. Caso não o faça… já sabemos que a app predefinida para estas ações é o Apple Music e, como tal, será essa a utilizada.

Portanto, estamos no bom caminho para uma pluralidade de aplicações a gravitar no ecossistema musical da gigante de Cupertino.

 

 

Exit mobile version