Pplware

Siri ficou menos inteligente depois que a Apple o comprou

…Refere Steve Wozniak, co-fundador da empresa de Cupertino

Steve Wozniak é uma personalidade bem conhecida por todos aqueles que conhecem o mundo da tecnologia e, em especial, por aqueles que admiram o mundo Apple na sua totalidade. Wozniak é o co-fundador da Apple e tem dado muito que falar nos últimos tempos devido a atitudes e opiniões que expressou relativamente ao concorrente Android, dizendo que este era melhor que o iPhone, e recentemente, em entrevista à Times Union, Wozniak fez algumas queixas relativamente ao Siri, referindo mesmo que o sistema ficou menos inteligente após a sua compra pela Apple.

No ano de 1976, dois Steves fundavam a Apple numa pequena garagem: Steve Jobs e Steve Wozniak. Hoje, infelizmente já sem a presença de Steve Jobs, Steve Wozniak, de 61 anos, continua a dar que falar e a ser notícia, mas não muito a favor da empresa que ajudou a criar.

Após ter admitido que o Android era melhor que o iPhone, Wozniak foi entrevistado pela Times Union enquanto visitava uma quinta de cavalos local, onde fez algumas críticas em relação à Apple, nomeadamente ao seu mais recente trunfo: o Siri.

O motivo da visita prende-se com a existência de um cavalo de seu nome Woz, em honra ao co-fundador da Apple, que o mesmo ajudou a salvar do matadouro, uma vez que é um amante de animais.

Quando questionado acerca de temas da Apple, e confrontado com o facto de, na passada segunda-feira, a keynote tivesse decepcionado algumas pessoas devido a poucos desenvolvimentos, Wozniak responde que essas críticas são, na sua maioria, infundadas, uma vez que “As pessoas vão sempre ficar desapontadas… E eu realmente gosto do novo MacBook”.

No entanto, quando questionado sobre o novo sistema de reconhecimento de voz do iPhone 4S, o SIRI, Wozniak mostra-se mais reticente, dizendo que já utilizava o programa antes deste ser comprado pela Apple e que, após a compra, este se tornou menos preciso.

Segundo Wozniak “A lot of people say Siri. I say poo-poo,”, e acrescenta que utilizava o SIRI antes da compra da Apple para fazer reservas. “Eu costumava dizer ‘Siri, quais são os 5 lagos da Califórnia?’ E aparecia, um, dois, três, quatro e cinco. E eu perguntava ‘Quais são os números primos maiores que 87?’ E ele apresentava uma linha com todos. Era incrível!”

Para ele, esta era uma novidade incrível que apressou-se a dizer a família e amigos que isto era o futuro, objectos a falar com o humano de forma normal, como se fosse outro ser-humano, e mostrou-lhes como o Siri era um excelente programa.

No entanto, após dizer “depois a Apple comprou o Siri”, Wozniak faz uma pausa e, com a mão direita, colocou o polegar para baixo, dando a indicação de desaprovar.

E justifica dizendo que agora quando questiona o Siri, “’Quais são os maiores lagos da Califórnia?’ Ele apenas dá indicação das prioridades à frente do lago; ‘Quais são os números primos maiores que 87?’ Ele indica costela”.

Wozniak admite estar ‘realmente desapontado, mas ainda penso que este é o mercado do futuro […] Penso que o reconhecimento de voz em todas as plataformas vão ficar cada vez melhores, e melhores, e melhores na construção de frases completas.’ E ainda completa referindo que, quando o ser humano diz ‘Cinco, quero dizer, Seis!’, a outra pessoa com quem estamos a falar percebe essas pequenas falhas naturais e assume o seis como sendo a nossa mensagem. Por sua vez a máquina deve estar capacitada para compreender estas pequenas falhas e interpretá-las como, por exemplo, ‘eventualmente’.

O co-fundador da Apple ainda assume que está bastante entusiasmado com a nova aplicação da Apple, designada Passbook que irá permitir ao utilizador ter toda a sua documentação no iPhone, transformando-o numa carteira digital, onde pode colocar cartões, cupões de lojas, tickets de filmes, passaporte, entre outros.

Qual a sua reacção a estas declarações de Steve Wozniak? O que pensa do SIRI?


Fonte: TimesUnion

Exit mobile version