Pplware

Siri e Mapas a caminho do Mac OS X

Por Rui Sousa para o PPLWARE

Agora que os utilizadores Mac começam a adaptar-se e a acomodar-se ao OS X Mountain Lion, com todas as novidades que este trouxe aos computadores da Apple, já a empresa de Cupertino trabalha, segundo relatos, na nova versão do Mac OS X. Segundo parece há boas novidades e a nova versão estará bem encaminhada.

Actualmente na versão 10.8.2, o OS X, que dá vida aos Macs e a alguns hackintoshs, começa a dar os seus primeiros passos na versão 10.9 e, segundo noticiado esta manhã por parte da 9to5Mac, a Apple estará a planear algumas grandes novidades para o seu sistema operativo.

Com o obcjetivo de continuar a fundir o SO desktop com o SO móvel, fontes “credíveis” disseram ao blog que a próxima versão do OS X (10.9) irá incluir comandos de voz com recurso ao Siri e ainda refere que os novos Mapas da Apple podem vir a ser parte integrante do sistema operativo.

O Siri acabou por chegar ao iPad no iOS 6 e recentemente a opção de ditado chegou aos Macs com a última versão do OS X 10.8 Mountain Lion. A transição do Siri para a versão desktop é o passo lógico a seguir, principalmente se tivermos em consideração que a Apple se tem empenhado em melhorar o seu reconhecimento de voz bem como aumentar o seu leque de capacidades (falta é o nosso Português).

Como qualquer serviço que melhora com o tempo, o próximo objectivo passa por partilhar esse serviço por todas as plataformas que a Apple controla, tendo pela a frente o desafio de conseguir agilizar todo o aumento de tráfego que isso irá implicar nos servidores da Apple.

Os mapas vectoriais da Apple que apareceram na versão 6 do iOS não são imunes à controvérsia entre os utilizadores e são provavelmente a causa de Scott Forstall ter perdido o seu cargo na empresa, contudo a Apple deve sentir-se confiante nas recentes actualizações feitas à sua aplicação, ao ponto de pretender colocá-la disponível como parte da framework do OS X para os programadores de aplicações segundo as fontes do 9to5Mac. Há também a possibilidade dos Mapas fazerem uma aparição no OS X como aplicação nativa, mas quanto a isso nada foi dito.

Fazendo alusão à afirmação feita pela Nokia ao apresentar o seu próprio software de Mapas “Here”, qualquer software de mapas depende bastante do input do utilizador para ser eficiente nesta altura do campeonato e, como tal, a implementação do Siri, bem como dos Mapas em outras plataformas que não no iOS iria abranger um maior número de pessoas, uma maior base de dados e consequentemente melhorar a qualidade do serviço.

No que aos Mapas diz respeito, ao contrário do que aconteceu no iOS, não existe nenhum software nativo de mapas para o OS X e como tal essa implementação não implica alterações de hábitos e consequentemente há um risco reduzido de frustrar o utilizador final.

Apesar da versão Mountain Lion apenas se encontrar disponível há cerca de 5 meses na Mac App Store, parece que a Apple não tem perdido tempo a preparar a sua nova versão do OS X. Se considerarmos os últimos lançamentos do OS X, e se a Apple mantiver o seu ciclo de um lançamento por ano para o seu sistema operativo desktop, é provável que tenhamos certeza destas novidades em Junho na WWDC.

Exit mobile version