A distribuição de música online teve um revés positivo há uns anos quando foram anunciados lucros. A relutância deste mercado face à pirataria nunca fazia prever que tal acontecesse e muito contribuiu a Apple para este volte-face. Foram desenvolvidas aplicações que canalizam os clientes consumidores de música online para os vários serviços oferecidos. É o caso do Shazam, uma aplicação de sucesso, lucrativa que se suporta em dispositivos como o iPhone, entre outros, tornando este mercado mais atraente.
Shazam é uma aplicação que permite identificar uma música que o utilizador está a ouvir. Basta apenas um excerto do som para que seja identificada a música que está a passar. Quantas vezes não lhe aconteceu ir no carro, ouvir uma música e não saber quem a interpreta?
Depois de “ouvir” o excerto, Shazam identifica o tema e propões várias formas de desfrutar do som: permite que a compre directamente na iTunes Store ou que a saboreie directamente do YouTube. Além disso e porque hoje em dia as redes sociais fazem parte da vida dos utilizadores, Shazam oferece suporte de ligação para o Twitter ou para o Facebook.
A informação é vasta e os recursos estão bem presentes junto à capa do álbum e a toda a temática em volta do autor ou grupo. Pode visitar o sitio do autor, pode criticar o álbum com a sua opinião, pode enviar um sugestão para o correio electrónico de alguém que lhe interesse esta função e pode ter acesso à discografia completa do autor.
Recentemente o Shazam recebeu uma nova aplicação que se chama Encore. Esta aplicação aumenta as funções da versão gratuita do Shazam onde está presente um maior desempenho no reconhecimento do tema a identificar, listas, uma função de inserção automática de Tags para facilitar o descobrir da música que solicitamos ao Shazam quando vamos a conduzir. O Shazam Encore custa 3.99€ e não tem qualquer limitação de tags ao invés da sua versão free que está limitada a 5 tags mensais.