Pplware

Se tem Windows 10 vai poder ver a apresentação do novo iPhone

As Keynotes da Apple são eventos especiais que têm sempre uma aura de grandiosidade e onde são conhecidos os mais recentes produtos da empresa.

Por norma a sua visualização está limitada aos utilizadores que têm produtos da marca, mas o próximo evento, no dia 09, vai finalmente poder ser visto por outros, mas apenas se tiverem o Windows 10.

Há bastantes anos que a Apple tem limitado o streaming dos seus eventos apenas aos utilizadores dos seus equipamentos, que usam o seu browser, o Safari.

Muitos reclama desta decisão de limitar apenas a esta plataforma, não permitindo que todos possam assistir às suas apresentações, ficando assim privados de verem e conhecerem em directo e em primeira mão todas as novidades.

Na verdade nunca existiu qualquer problema ou limitação imposta pela Apple. A causa está na utilização de um protocolo de streaming desenvolvido pela Apple, o HTTP Live Streaming (HLS), que faz parte do QuickTime, Safari, OS X e iOS.

A Apple sempre fez questão deste se tornar um protocolo largamente utilizado, mas a maioria dos produtores de software nunca o adoptou de forma massiva, tendo ficado sempre muito limitado ao universo Apple e a outra aplicações como o VLC.

Mas a Microsoft quando criou o Edge resolveu incorporar o HTTP Live Streaming, o que vem agora permitir que os utilizadores deste browser também possam assistir em tempo real à Keynote de dia 09 e a todas as que se seguirem no futuro.

Requirements: Live streaming uses Apple’s HTTP Live Streaming (HLS) technology. HLS requires an iPhone, iPad, or iPod touch with Safari on iOS 7.0 or later, a Mac with Safari 6.0.5 or later on OS X v10.8.5 or later, or a PC with Edge on Windows 10. Streaming via Apple TV requires a second- or third-generation Apple TV with software 6.2 or later.

É por isso que agora a Apple passou a suportar o Edge, e o Windows 10, estando já uma referência na página dedicada ao streaming do evento.

Na verdade o Windows já suportava o HTTP Live Streaming, mas estava apenas confinado ao iTunes, e com a Apple a limitar o acesso ao streaming pelo browser, era impossível a visualização das Keynotes.

Com este suporte a Apple consegue abrir as portas a mais 75 milhões de utilizadores que vão poder assistir à Keynote. O único requisito é que usem o novo browser da Microsoft, o Edge.

Tanto a Google como a Mozilla preferiram não dar suporte ao HTTP Live Streaming e por isso os seus utilizadores estão privados de acompanhar a apresentação do novo iPhone e também da nova Apple TV.

Se não têm o Windows 10 ou preferem usar o Chrome ou o Firefox, então só vos resta acompanharem a Keynote aqui no Pplware!

Exit mobile version