Pplware

ScreenFlow 2.1 – Aplicação de Screencasting Profissional

Há uns tempos sondei vários utilizadores Mac, sobre o que usavam para fazer screencasts. Foram várias as aplicações recomendadas mas uma foi a que me captou a atenção. ScreenFlow é uma aplicação extraordinária para fazer screencasts com uma qualidade profissional sem que possa apontar um qualquer defeito.

A melhor captura

ScreenFlow garante a melhor captura em termos de qualidade e facilidade de manipulação. Esta aplicação recorre a aceleração de hardware e a um sistema de compressão da 64-bits tirando todo o poder da máquina e optimizando os recursos obtendo um desempenho muito estável tanto na captura de vídeo, áudio ou mesmo na captura de uma apresentação em PowerPoint.

A sua capacidade de captura é extremamente inteligente, enquanto nos restantes programas para captura o utilizador teria de escolher a área que seria capturada, com o ScreenFlow não há essa necessidade pois a ferramenta detecta qual a área com acção e move o foco da sua atenção para essa área.


O seu avançado algoritmo permite que haja uma multi-funcionalidade para detectar diferentes áreas de acção, ao ponto de poder capturar imagem do ecrã e capturar o que está a ser gravado via iSight ou câmara DV. Tudo no mesmo ecrã e com suporte de som.


Após uma captura, ScreenFlow oferece o poder de edição, melhorando o aspecto e a funcionalidade do motivo capturado. Podemos cortar partes, remover fragmentos dispensáveis, podemos inserir efeitos de transição, podemos inserir quadros de texto e legendas, podemos acrescentar áudio… entre outras preciosidades.

Há um leque de pequenos ajustes que melhoram e ajustam tanto a imagem como o som, dando assim um aspecto profissional ao screencast que vamos apresentar.


Basicamente podemos aprender com a utilização, somos guiados pela proximidade que a aplicação exerce sobre nós. Os menus de contexto sobre o vídeo ou sobre o áudio ajudam a melhorar e a acrescentar efeitos e ajustes necessários.


Publicar directamente para o YouTube

Os actuais cenários multimédia e a envolvência das redes sociais, fazem com que nada possa ser dissociado, assim  poderá usar a capacidade de publicação directamente para o YouTube, aumentando de forma singular a partilha quer para diversão quer mesmo para formação.

Depois todo o trabalho pode ser publicado online, usando os tradicionais meios que estão ao dispor das pessoas.


É muito intuitivo e prático. Nesta mais recente versão, foram adicionados algumas opções que vieram enriquecer fortemente a já espantosa ferramenta. Podemos agora publicar o nosso trabalho em Flash, criando apresentações em flash ” all-in-one”, obtendo todos os componentes necessários ( HTML, vídeo e Flash playe) de forma automática.


A barra de menu apresenta um menu que permite a tal acção com o rato, onde controla o ínico da gravação e o final da mesma. Pessoalmente e para não ter de fazer cortes, prefiro usar os atalhos do teclado.


É uma verdade que custa a módica quantia de 75 euros mas é o preço de uma das mais completas ferramentas para screencasting.

Embora tenha ainda uma pequena ideia do que existe para Mac OS X, parece-me que estamos perante o que de melhor existe. Esta minha preciepção e  as muitas vozes que podemos ver e seguir no YouTube, por exemplo, onde elaborados tutoriais são mostrados a público ajudam a perceber as capacidades do ScreenFlow.


Licença: Shareware [preço = 75 euros]
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.5+
Download: ScreenFlow 2.1.1 [8.2MB]
Homepage: Telestream

Exit mobile version