No Mac OS X não é assim, em quase todas as aplicações o que este botão faz (colocado desta feita no canto superior esquerdo) é “minimizar” a aplicação e fecha a janela.
Existe uma ferramenta que “obriga” no Mac OS X as aplicações a encerrar, imitando o comportamento do Windows.
Chama-se RedQuits e é gratuita.
No Mac OS X, quando clica no X no canto superior esquerdo (ou se usar o command-w) a janela fecha mas a aplicação não desliga, salvo algumas excepções. Essas aplicações estão ainda activas e a consumir recursos da máquina, estão ainda carregadas na RAM do sistema operativo. Se pretender desligar efectivamente uma aplicação, terá de ir à barra de menus e seleccionar Sair [nome da aplicação] ou pressionar command-Q.
Então temos o RedQuits que irá alterar esse comportamento. Depois de aplicar esta ferramenta, tudo terá o comportamento que se espera, no X será sempre para desligar a aplicação activa. Claro que existem várias aplicações que deixam e trabalham com multiplas janelas, Se activar a opção Quit only when 1 windows is left for that app somente quando estiver uma janela aberta dessa aplicação é que será encerrada literalmente. Caso contrário apenas fecha a janela activa.
Para alterar esse comportamento veja as acções possíveis nas preferências do RedQuits.
RedQuits necessita que esteja activa a opção de acesso aos dispositivos auxiliaries, para isso vá às Preferências de Sistema, no grupo Pessoal, clique no ícone Acesso Universal e active a acessibilidade à API.
A aplicação é leve e pode iniciar automaticamente com o sistema, como corre sem interface gráfica, funciona como um serviço auxiliar. Para activar esta opção active essa função também no painel das preferências da aplicação. Caso pretenda voltar ao comportamento normal, basta desactivar a função.
Existem alguns comportamentos que podem parecer estranhos, principalmente para quem passa do Windows para o Mac OS X e com esta ferramenta, na minha opinião, podemos devolver a “normalidade” à opção fechar. Experimente.