Todas as ferramentas que nos ajudam a optimizar o nosso trabalho são bem vindas. Permitem que as nossas tarefas sejam feitas de forma mais rápida e com maior facilidade.
Uma das ferramentas que permitem essa agilização são as que nos dão acesso a ficheiros e programas que usámos recentemente. Este histórico facilita o acesso aos ficheiros recentes e evita que estejamos a procurá-los vezes sem conta.
No Mac podemos ter, de forma parcial esta função com o Finder, mas o Recent Menu dá-nos esse acesso de forma plena.
Esta pequena aplicação permite que acedam ao histórico dos ficheiros e aplicações a que acederam no vosso Mac, de forma rápida e à distancia de um simples clique.
Fica alojada na barra de menus do Mac OS X e vai recolhendo a informação de utilização dos vossos ficheiros.
Sempre que pretenderem aceder a esse histórico apenas necessitam de clicar no ícone do Recent Menu e escolher a entrada pretendida.
Se preferirem ver esses ficheiros no Finder, apenas necessitam de carregar na tecla CMD e será mostrada essa opção.
Mas o Recent Menu permite ainda mais, conseguindo agrupar os ficheiros por tipos ou segundo as regras de definirem, para facilitar a sua utilização.
Depois de instalarem o Recent Menu, a primeira acção que devem tomar é a autorização de acesso da aplicação ao vosso sistema de ficheiros. Mas o Recent Menu irá alertar-vos para isso.
Depois, e caso pretendam agrupar segundo as vossas opções, devem aceder às definições e escolher as que querem manter activas ou se pretendem criar novas.
O Recent Menu é uma excelente adição ao vosso Mac OS, pois permite facilitar e agilizar as tarefas que envolvam acesso repetido a ficheiros e pastas.
Usem o Recent Menu como um acesso rápido ao vosso sistema de histórico. Basta clicarem no ícone do Recent Menu e será aberto à vossa frente a lista dos mais recentes ficheiros abertos e os programas usados.