Todos reconhecem nos computadores Mac as suas qualidades e as características do seu sistema operativo. Para alguns são máquinas de topo, com o melhor hardware que pode ser encontrado, mas para outros limitam-se a ser máquinas normais, que qualquer fabricante consegue replicar.
O software independente que para elas é criado muitas vezes consegue facilitar a vida aos utilizadores, poupando-lhes algum trabalho e apressando processos.
Hoje trazemos o RebootToHDD, uma pequena aplicação que facilita o reiniciar do Mac numa partição específica, indicada pelo utilizador.
O RebootToHDD consegue automatizar o processo de escolha da partição que vai ser usada no próximo reboot do Mac, dando alguma liberdade ao utilizador, evitando que este tenha de agir fisicamente para fazer essa mudança.
É uma aplicação dedicada a quem tem vários sistemas operativos instalados no Mac e que vai reiniciar a máquina para a partição/sistema operativo escolhido.
É excelente para quem está, por exemplo, a experimentar o OSX Yosemite numa segunda partição ou para quem tem o Windows instalado via Boot Camp.
A forma de utilização é, como é normal nas aplicações OSX, muito simples e prática. A aplicação reside na barra de menus e ao ser chamada mostra as partições disponíveis para serem usadas.
O utilizador apenas necessita de escolher a que pretende ser usada e de imediato o sistema entra em reboot, indo depois lançar o SO que está na partição escolhida.
O RebootToHDD pode ainda ser usado com atalhos de teclado, sendo a primeira letra de cada uma das partições associada à tecla CMD. Para uma partição de nome Yosemite a sequência a ser usada é CMD + Y.
Por ser uma aplicação tão simples, quer de usar quer da sua interface e funcionalidade, o RebootToHDD não tem qualquer configuração. A detecção de partições que podem iniciar o sistema é feita de forma automática no arranque da aplicação.
Se pretenderem que o RebootToHDD inicie automaticamente com o arranque do OSX devem fazê-lo de forma manual nas Preferências do sistema.
O RebootToHDD é a materialização gráfica de um script que surgiu recentemente na Internet e que fazia a mesma função, recorrendo apenas à utilização do Terminal.
Ao ganhar uma interface pode ser usado de forma mais natural e estará sempre disponível, ficando alojado na barra de menus.
Se o vosso Mac tem vários sistemas operativos instalados então o RebootToHDD vai com certeza poupar-vos algum trabalho no momento da reiniciar para a troca do SO.