Pplware

Raven – Um Browser Alternativo para Mac OS X

Os browsers estão cada vez mais parecidos uns com os outros. Estas “portas para o mundo activo”, em que se tornou a Internet, tendem a ficar cada vez mais parecidas e isso obriga-nos também a ter comportamentos estereotipados.

Para quem prefere aplicações que se destacam do corriqueiro, no banal em que se tornou o modelo actual dos browsers, pode experimentar o Raves.

Raven é um software que traz novos recursos para diferenciar um estilo de navegação na web.

Este browser trata de forma diferente os nossos favoritos e os bookmarks, aqueles sites que queremos guardar temporariamente. Para isso Raves distingue estes conceitos. Apresenta um menu onde podemos realmente colocar os Favoritos e outro onde serão guardados os Bookmarks.

Depois a própria estrutura do site sugere um minimalismo em termos de locais de foco, como a barra de endereços ou mesmo a apresentação dos separadores de navegação, que se apresentam não em cima mas em baixo, aumentando a área onde prestamos mais atenção para mostrar conteúdo.

A Smart Bar, aquela barra que se apresenta do lado esquerdo, é o importante centro de funcionalidades. Estão os ícones que levam para vários serviços do browser, estão os ícones dos serviços que instalou via web apps e está o ícone que lhe permite apagar as tais web apps.

Quero destacar a forma intuitiva, diria mesmo, a forma fantástica como são apresentados os serviços instalados. Completo, agradável e um constante aprendiz. Na verdade este browser vai estudando o seu comportamento e, analisando o que visita, o que tem nos favoritos e os temas que mais pesquisa, elabora algumas sugestões de sites relacionados com o que procura na net.

anterior próxima
Outra das funcionalidades que destaca este browser é que este vem munido de uma App Shop. Dentro desta loja de aplicações, podemos encontrar os serviços mais populares, por exemplo Facebook, Twitter, Google+, YouTube, LinkedIn, etc.. Depois de instaladas estas ferramentas, poderá ver na barra lateral os ícones desses mesmo serviços para que os possa chamar sempre que precise. Como este browser, como já referi em cima, permite navegação com apoio dos separadores, sempre que  um destes “aplicativos” se actualiza, aparece uma notificação no ícone desse serviço.

Mas existem mais novidades e, é interessante ver como este browser tira proveito do Histórico de navegação, para um conhecimento prévio de possíveis visitas do utilizador. Também permite que a sua estrutura seja moldada para ser mostrado como um dispositivo móvel, provavelmente já apensar numa migração para os tablets. Ficam outras funcionalidades para o utilizador testar e deixar a sua opinião sobre esta ferramenta.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6+
Download: Raven 0.5 Beta [3.6MB]
Homepage: Raven

Exit mobile version