Para quem prefere aplicações que se destacam do corriqueiro, no banal em que se tornou o modelo actual dos browsers, pode experimentar o Raves.
Raven é um software que traz novos recursos para diferenciar um estilo de navegação na web.
Este browser trata de forma diferente os nossos favoritos e os bookmarks, aqueles sites que queremos guardar temporariamente. Para isso Raves distingue estes conceitos. Apresenta um menu onde podemos realmente colocar os Favoritos e outro onde serão guardados os Bookmarks.
Depois a própria estrutura do site sugere um minimalismo em termos de locais de foco, como a barra de endereços ou mesmo a apresentação dos separadores de navegação, que se apresentam não em cima mas em baixo, aumentando a área onde prestamos mais atenção para mostrar conteúdo.
A Smart Bar, aquela barra que se apresenta do lado esquerdo, é o importante centro de funcionalidades. Estão os ícones que levam para vários serviços do browser, estão os ícones dos serviços que instalou via web apps e está o ícone que lhe permite apagar as tais web apps.
Quero destacar a forma intuitiva, diria mesmo, a forma fantástica como são apresentados os serviços instalados. Completo, agradável e um constante aprendiz. Na verdade este browser vai estudando o seu comportamento e, analisando o que visita, o que tem nos favoritos e os temas que mais pesquisa, elabora algumas sugestões de sites relacionados com o que procura na net.
Mas existem mais novidades e, é interessante ver como este browser tira proveito do Histórico de navegação, para um conhecimento prévio de possíveis visitas do utilizador. Também permite que a sua estrutura seja moldada para ser mostrado como um dispositivo móvel, provavelmente já apensar numa migração para os tablets. Ficam outras funcionalidades para o utilizador testar e deixar a sua opinião sobre esta ferramenta.