Pplware

QuickTime X e YouTube Editor – Screencasts perfeitos!

Os screenscasts são uma forma rápida e simples de mostrar alguma função ou algum serviço que estamos a correr o ecrã da máquina. Podemos mesmo enriquecer a apresentação se adicionarmos a nossa voz ou algum tema musical. No Snow Leopard a Apple fez questão de trazer isso nativamente no QuickTime. Uma função que permite gravar o que se passa no ecrã do nosso Mac.

É uma dica simples e, provavelmente, sobejamente conhecida dos utilizadores Mac OS X, mas não deixa de ser uma interessante função adicionada no recente QuickTime X.


Basicamente, o Snow Leopard traz funções nativas que “quase” não justifica a um utilizador “moderado” procurar por terceiras opções. Foi o que me aconteceu a mim, na necessidade e depois de “descobrir” esta dica, deixei de usar uma ferramenta de terceiros.

QuickTime X

Se abrirem o QuickTime, verão no menu várias opções de gravação: Nova Gravação de Filme, Nova Gravação de Áudio e Nova Gravação de Ecrã.

A primeira opção grava o que a câmara capta, a segunda grava o que está a entrar de áudio pelos vários canais e a terceira opção será a que vamos utilizar mais, esta faz a gravação do que se passa no nosso ecrã.

Depois de vermos e escolhermos esta opção, podemos gravar, adicionando o som de fundo ou desligando mesmo o som. Os menus de comando ficam na barra de tarefas e permitem parar a gravação. Depois, podemos visualizar e cortar…. mas eu recomendaria deixar isso para a ferramenta que apresento a seguir.


Depois de aparado, podemos partilhar esse vídeo, enviando, por exemplo, para a nossa conta no YouTube, iTunes ou para a galeria Mobile Me (se tiver este serviço assinado).


Podemos enviar para o YouTube e depois lá dentro, com o novo editor de imagem, fazer algumas novas modificações e criações.

YouTube Editor

Desde ontem, os utilizadores já podem editar os seus filmes a partir de um editor que reside na “cloud” do YouTube. É uma ferramenta flexível e bastante rápida a adicionar efeitos, música de fundo ou a proceder a cortes metódicos.


O novo editor do YouTube permite:


O interface é muito amigável, permite arrastar e largar o vídeo para a timeline e permite com poucos cliques, completar o toque profissional que um vídeo, por mais simples que seja, merece ter.

Claro que este recurso poderá ser interessante para o usarmos em pequenos trabalhos de vídeo, usar por exemplo com vídeos que fazemos nos smartphones: Andoid, iPhone etc… pois o poder do Adobe Premier ou de um Apple Final Cut Pro… certamente não o encontrará neste editor.


Homepage: YouTube Editor

Exit mobile version