Esta aplicação é um “must have” para qualquer utilizador de Mac OSX. Numa primeira análise, o Quicksilver assemelha-se a um “application laucher” comum, permitindo fácil e rapidamente iniciar qualquer aplicação instalada no seu Apple.
Com a utilização mais frequente da aplicação, descobrem-se novas funcionalidades: copy/paste, compressão de ficheiros, envio de e-mails com anexos, adicionar facilmente eventos no iCal, etc.
O Quicksilver permite a instalação de vários plug-ins e ainda a criação de triggers, automatizando comandos utilizados frequentemente. Para uma explicação mais pormenorizada sobre as potencialidades desta aplicação, podem visitar a página de documentação ou ainda o fórum, ambos pertencentes ao site oficial.
A instalação é efectuada da forma usual no Mac, uma vez que o ficheiro descarregado se encontra em formato *.dmg. Para instalar a aplicação, basta um duplo clique no ficheiro sacado e, após a imagem estar automaticamente montada, arrastar o ficheiro Quicksilver para a pasta das Aplicações.
Uma demonstração da instalação e configurações iniciais pode ser vista aqui:
Para instruções mais avançadas sobre o funcionamento do Quicksilver, fica este video: