Podemos usar todos os benefícios que a Internet e os serviços Cloud nos disponibilizam para termos os nossos ficheiros sincronizados e assim trabalhamos realmente em qualquer lugar, com uma extensão virtual dos nossos escritório ou da nossa rede.
Mas estes serviços cloud e a sua sincronização dependem sempre de um factor que é propenso a falhas, o ser humano!
É precisamente aqui que o Quicksand encontra o seu espaço, ao permitir a sincronização dos ficheiros recentemente usados.
Apesar de serem indispensáveis nos dias de hoje, os serviços de alojamento de ficheiros na Cloud estão sempre dependentes dos utilizadores para que coloquem neles os ficheiros que necessitam de ser sincronizados, nem sempre nos locais mais óbvios ou através de pastas especialmente criadas para o efeito.
Se o não fizermos de forma manual arriscamo-nos a não ter acesso fora das nossas máquinas a esses ficheiros ou a não poder continuar o nosso trabalho apenas porque não nos lembrámos de sincronizar uma determinada pasta e ficaram presos na máquina original.
Para combater este problema que pode acontecer com demasiada frequência, surgiu o Quicksand. Esta aplicação permite que sejam sincronizados os ficheiros que mais recentemente foram editados ou abertos no vosso Mac.
A sincronização que disponibiliza pode ser definida para qualquer local que pretendam, seja uma pasta local, uma pasta de um servidor remoto e que esteja acessível ou até a pasta especial de um qualquer serviço cloud, tal como o Dropbox, o Google Drive, o SkyDrive ou outro qualquer.
Desta forma garantem que os vossos ficheiros onde estiveram a trabalhar estão guardados noutro local, salvaguardados contra problemas nas vossas máquinas ou sincronizados para posterior acesso em qualquer máquina.
O Quicksand corre silenciosamente no vosso Mac e periodicamente realiza a sincronização entre esses ficheiros e a pasta que definiram, sem que os utilizadores dêem por isso e garantindo a salvaguarda e o acesso aos ficheiros.
Para prevenir problemas com a sincronização, o Quicksand tem disponíveis muitos parâmetros que podem ser afinados e usados para que obtenham o melhor resultado da sua utilização.
As definições do Quicksand estão divididas em três áreas distintas, cada uma com a sua utilização específica. Em primeiro lugar podem definir os parâmetro referentes ao processo de sincronismo.
Qual a pasta de destino dos ficheiros, o número de ficheiros a serem sincronizado ou o tamanho máximo de espaço em disco ocupado são exemplos de parâmetros que podem ser afinados.
No separadores seguintes podemos definir quais os tipos de ficheiros que pretendemos sincronizar ou os que não pretendemos sincronizar.
Consegue-se assim uma maior granularidade no que sincronizamos, evitando estar a enviar para cópia elementos desnecessários, como filmes ou outros ficheiros do mesmo tipo.
Vejam no vídeo abaixo a forma inteligente como o Quicksand pode ser usado no vosso dia-a-dia e algumas características adicionais.
Se numa primeira utilização o Quicksand pode parecer que não tem grande utilidade, com a utilização intensiva vão ver que é imprescindível e que vos dá uma garantia adicional de terem os vossos ficheiros sempre acessíveis e sempre actualizados para os mais recentes e, por norma, os mais importantes.
Usem o Quicksand e vão ter sempre disponíveis os ficheiros em que tiveram a trabalhar, sem se preocuparem em estar a colocá-los nas pastas de sincronismo dos vossos serviços de alojamento de ficheiros na Cloud.