Pplware

Quick Look – Super Função que muitos desconhecem no OS X

Há dias descobri uma funcionalidade fantástica no OS X. Descarreguei uns ficheiros e vi que não tinha as aplicações para abrir esses ficheiros. Numa pesquisa rápida fiquei surpreendido. O Mac OS X permite, mesmo sem a aplicação que abre a extensão em causa, mostrar o conteúdo do ficheiro sendo ele vídeo, conteúdo de um zip, sendo um ficheiro do photoshop… ou mesmo do AutoCad!

Isto tudo com o Quick Look e a barra de espaços!

É uma dica muito simples mas a Apple tem uma ferramenta fenomenal. Isto porque em qualquer outro sistema operativo, abrir um ficheiro sem a sua aplicação ou aplicações que suportem aquele formato, o mais certo é aparecer tudo cheio de caracteres “manhosos” e ficar com tudo imperceptível.

Com esta ferramenta, mesmo uma tabela de Excel ou um zip, o aspecto é fantástico e podemos navegar dentro do ficheiro.

Quick Look abre qualquer ficheiro

Se seleccionarmos vários ficheiros e clicarmos na tecla espaço, o Quick Look irá mostrar uma janela com comandos de navegação para podermos passar de documento em documento, dos que seleccionamos.

Navegador para saltarmos nos vários documentos que selecionamos

A magia está no podermos instalar plugins para visualizarmos mais extensões. Existem na web imensos sites com pacotes que podem adicionar ao Quick Look, isso dará um poder extra a esta ferramenta.

Para isso deve arrastar o plugin para dentro de Biblioteca > Quick Look

Arrastem para dentro da pasta Biblioteca > Quick Look e descarreguem para dentro

Têm de autenticar e depois de colocados os plugins dentro desta pasta, para que tenham efeito, devem Forçar Finder a sair e Voltar a abrir.

Ao forçar o Finder a sair e voltar os plugins são carregados no Quick Look

Agora poderão procurar na web o que vos faz mais falta, sem exagerar nem tornar esta ferramenta pesada e lenta. Lembrem-se que esta app chama-se Quick Look, uma visualização rápida, coloquem aqui só o que necessitam de visualizar e que não seja necessário terem na máquina para editar.

Eu uso agora para o mais usual, em vez de estar a abrir a aplicação nativa para ver o que está num doc, ou o visualizador para ver imagens, apenas selecciono várias imagens, por exemplo ou vários documentos ou vários vídeos e clico na barra de espaços. Não há nada mais rápido e comodo.

Experimentem, quem não conhecia, claro e deixem o vosso feedback.

Exit mobile version