Não tenho dúvidas que é uma ferramenta muito capaz, pois abrange áreas sensíveis que têm como missão preservar dados importantes de cada um dos clientes e utilizadores Apple.
Na minha opinião esta ferramenta deveria ser não uma mas várias, para ser clarividente a sua utilização. Há, no entanto, quem tente dar mais vida a esta aplicação, uma das formas é desenvolver scripts para aumentar a tentacularidade do iTunes, como conversor multimédia.
O Quick Convert é um desses conversores, desenhado em Cocoa-AppleScript para Mac OS X e tem a finalidade de permitir converter as listas de música em vários formatos áudio.
O iTunes tem os seus próprios codificadores e transforma já os conteúdos multimédia nos formatos típicos do sistema operativo. O Quick Convert vai um pouco mais longe ao integrar-se dentro do iTunes, como um applet baseado em AppleScript que permite e auxilia os utilizadores a converter todos os temas de uma playlist em formatos suportados pelo iTunes, tais como AAC e AAC M4B, AIFF, Lossless, MP3 e WAV. Depois de converter podemos criar novas listas de reprodução com o produto final.
A instalação do applet tem de obedecer a uns passos simples, descritos logo no quadro inicial. Conforme pode ver na imagem em cima, temos de começar por criar uma pasta.
Antes de mais tenha a certeza que o iTunes não está a correr em segundo plano, desligue-o mesmo. Agora navegue até à pasta <utilizador>/Biblioteca/iTunes, se for mais simples, abra uma nova janela do Finder, vá à Barra de menus, menu Ir, carregue na tecla opção, ou alt (
Navegue até encontrar a pasta iTunes, abra e crie lá dentro uma outras patas de nome Scripts, agora arraste lá para dentro o applet Quick Convert.
Feito isto poderá abrir o iTunes e nos Scripts, na barra de menus, encontrará o Quick Convert. No seu menu de listas de reprodução, seleccione uma lista ou apenas um tema e converta.
As opções disponibilizadas são algumas. Pode converter e apagar o original, pode mesmo converter para uma listagem nova. A conversão é rápida e poderá ser uma nova função útil para si.
Em nota de rodapé convém mencionar que desta forma não poderá modificar o bitraite nem a taxa de amostragem, para o fazer terá de ir a iTunes > Preferências > separador Geral > Preferências de importação.