Pplware

Quer uma casa inteligente “Apple”? Conheça estes 5 gadgets

De acordo com a Cisco, a Internet das Coisas representa um conjunto de novas oportunidades nas mais diversas áreas até  2020 deverão estar ligados mais de 50 mil milhões de dispositivos.

Ciente de tal oportunidade de negócio, a Apple lançou em 2014 um kit de desenvolvimento na área da domótica, ao qual deu o nome de HomeKit. Conheça os primeiros produtos baseados no HomeKit.

Há neste momento cinco empresas tecnologias que têm no mercado (algumas só vão ter dentro de dias) equipamento que têm como base o HomeKit da Apple. tal como referimos aqui, este kit oferece  a possibilidade dos programadores desenvolverem soluções capazes de interagir com um conjunto de objectos como por exemplo câmaras, tomadas, interruptores, cadeados, etc, a partir do iPhone/iPad.

Lutron, Ecobee, Elgato, Insteon e iHome são pequenos gadgets que o consumidor pode comprar lá para casa, que integram com o ecossistema Apple, e que custam entre $50 a $250 dólares.

Elgato

Elgato é um conjunto de sensores que conseguem monitorizar as mais diversas divisões de uma casa. Com o Elgato é possível saber se uma porta está trancada, qual o nosso consumo de electricidade, a temperatura ambiente, humidade, temperaturas exteriores e pressão de ar. O preço destes sensores ronda os 50 a 80 dólares.

 

Ecobee

O Ecobee é um termóstato  que permite monitorizar a temperatura de toda a casa. Este pequeno equipamento custa cerca de 250 dólares e ainda dispõe de um conjunto de sensores adicionais.

Lutron

O Lutron é um Hub de iluminação sem fios. Com este equipamento os utilizadores podem controlar remotamente a iluminação nos mais diversos compartimentos. O start Kit custa 230 dólares.

Insteon

Por apenas 150 dólares é possível adquirir uma pequena box que permite ligar uma panóplia de equipamentos inteligentes (ex. lâmpadas,  termóstato , fechaduras, etc) dos mais diversos fabricantes.

iHome

Por fim o iHome que permite transformar qualquer tomada numa dispositivo inteligente. Com este pequeno equipamento é possível controlar o estado (on/off) dos equipamentos sem a necessidade de estes serem inteligentes. Ainda não há informação relativamente aos preços.

 

São estes os primeiros 5 gadgets que têm como base o HomeKit da Apple. Todos eles funcionam dentro do ecossistema Apple mas a empresa da maça não é a única do mercado dos dispositivos inteligentes para casa. A Google e a Samsung estão também já a trabalhar nesta área.

Na sua casa já tem algum “equipamento inteligente”?

Exit mobile version