Pplware

Sindicato de programadores quer mudanças profundas na App Store da Apple

A loja de apps da Apple sempre foi alimentada por programadores, que procuram encontrar ali uma fonte de rendimento, ao mesmo tempo que fornecem aplicações para os utilizadores. A Apple tem gerido a sua loja com um pulso de ferro, ditando as regras do seu funcionamento.

Um grupo de programadores, The Developers Union, uniu-se e está a exigir que a Apple altere várias regras da sua loja. Por agora o pedido é simples, mas este grupo promete tornar-se mais exigente.


O que pretende este grupo de programadores

Não é frequente a Apple realizar mudanças profundas na sua loja de aplicações. A última aconteceu há 2 anos e foi a maior desde que esta loja existe. Mesmo com estas mudanças, um grupo de programadores resolveu unir-se e exige que a Apple altere ainda mais a sua loja. Tudo o que é pretendido está no site criado por este grupo:

Free trials are a great place to start and gather the momentum needed to create significant change. Trials allow developers to show users their creation and establish value. Before iOS, Mac developers relied heavily on free trials, and they were able to make a living while making great software.

A ideia destes programadores é conseguir um compromisso da Apple e trabalhar em conjunto com a empresa para que a App Store seja ainda melhor e, principalmente, mais justa para todos.

O passo seguinte nesta luta contra a Apple

De acordo com o que este grupo publicou, vão haver mais medidas no futuro. Depois de conseguirem que sejam criados os free trials, estes querem negociar a partilha de lucros na App Store. Atualmente esta funciona num modelo 70%-30%, mas outras lojas têm modelos mais justos para os programadores.

We really want this to be community-driven, so this is about your ideas. One thing on top of developers’ minds is the revenue split between Apple and developers. That could be next.

Este grupo, que na verdade nem se identifica como um sindicato tradicional, espera conseguir a atenção da Apple e ter novidades até à chegada do WWDC, em junho. É pouco provável que a sua voz tenha qualquer força contra o gigante de Cupertino, mas este é um grupo que tem crescido, o que demonstra que pode pelo menos chamar à atenção da Apple.

Fonte

Exit mobile version