No final da KeyNote da Apple, na passada quarta-feira, a Apple anunciou e disponibilizou uma actualização para o iOS. Esta nova actualização do iOS tem como objectivo resolver alguns dos problemas que foram detectados em versões anteriores e que prejudicavam a performance dos respectivos dispositivos.
No entanto há feedback de muitos utilizadores (ver por exemplo aqui) que referem que não conseguem actualizar para a nossa versão. Segundo algumas pesquisas e testes, o problema deve-se a um possível bloqueio por parte do ISP para a resolução de nomes que fazem parte do domínio apple.com (ou seja, problemas de bloqueio ao nível do DNS). Vamos ver como ultrapassar esta situação.
Quantas vezes somos confrontados com problemas estranhos que afectam a nossa ligação a Internet? Qual o motivo? Será DNS? Segundo informações dos utilizadores, a actualização não se inicia e ainda é apresentada a mensagem: “Não foi possível procurar actualizações. Ocorreu um erro ao procurar actualizações de software”
Com já referi num artigo anterior, o serviço de DNS é para mim o “coração” de uma rede. Em traços gerais, este é responsável por traduzir nomes em IP’s e vice-versa, isto é, quando escrevemos www.pplware.com, há uma consulta ao DNS para saber qual o IP correspondente. Saiba mais aqui.
Segundo algumas pesquisas que efectuamos, o problema na actualização do iOS 5.1 deve-se a um delay, causado pelos próprios operadores de Internet, que impossibilitam a resolução de nomes do domínio Apple em tempo válido, em alturas de actualizações. Como possivel solução para este problema sugerimos:
- Fazer reset às configurações de rede do dispositivo com iOS: Ir a Definições > Geral > Repor > Repor as configurações de rede
- Verificar o ficheiros Hosts: Use a aplicação GasMask para verificar se existe alguma entrada “estanha” no ficheiro local usado para resolução de nomes
- Alteração dos servidores de DNS na configuração
Alteração de DNS no iOS
Para procederem à alteração dos servidores de DNS no iOS devem seguir os seguintes passos (screens do iPad).
- Ir a Definições, carregar em Wi-Fi e em seguida carregar na seta azul da rede onde estão ligados
Depois no separador DHCP, ir ao campo DNS e escrever os novos servidores de DHCP (Para este exemplo usamos os servidores de DNS da Google por serem actualmente os mais eficientes), são 8.8.8.8. Também podem inserir os DNS da OpenDNS, 208.67.222.222, funcionam perfeitamente.
E está feito. Para testarem agora se já conseguem efectuar a actualização, voltem a Definições –> Geral –> Actualização de software
Esperamos que estas dicas vos sejam úteis e que vos ajudem a resolver eventuais problemas na actualização do iOS. Se tiverem mais algumas dicas agradecemos que partilhem connosco.
Artigos relacionados: