A evolução das plataformas móveis passa cada vez mais pela computação ubíqua/computação pervasiva onde o utilizador tem quase um papel invisível. O sistema conhece os interesses do utilizador, as rotinas, os gostos, etc… e com base nessa informação realiza as mais diversas acções e disponibiliza a informação que o utilizador necessita.
Um bom exemplo deste tipo de serviços é o Google Now, um assistente virtual, que tem ganho as mais diversas funcionalidades. Sem querer ficar atrás, a Apple está já a preparar um concorrente à altura. Vamos conhecer o que será capaz de fazer o Proactive.
Apesar de ainda não ser uma informação oficial, os rumores dão como certo que a Apple está a desenvolver um concorrente ao popular Google Now e que estará já disponível no iOS 9. Tal como a app/serviço da Google, o Proactive apresentará a informação que o utilizador necessita num determinado momento.
Segundo revela o site 9to5Mac, o Proactive irá recolher informações do Siri, contactos, calendário, passbook e outras aplicações e, de forma inteligente, facilitar a acção do utilizador. Por exemplo, imagine que tem uma reunião marcada para uma determinada hora num determinado local.Tendo o Proactive no sistema este pode dar-lhe informações sobre o tempo estimado para chegar ao local, percurso, trânsito, etc.
O Proactive também aprenderá os hábitos dos utilizadores. Com esta função, o sistema será capaz de disponibilizar rapidamente o atalhos para uma aplicação (ex. Facebook) que o utilizador usa em determinadas horas.
Como referido toda a informação ainda não foi confirmada pela Apple mas é provável que haja já novidades no próximo dia 8 de Junho durante a WWDC.
via 9to5Mac