O Mac OS X é um bom sistema operativo, sim é verdade. Traz muitas opções nativas, deixando pouco espaço para nascerem aplicações que hipoteticamente colmatassem uma falta, uma carência. No entanto, quando precisamos de algumas funções muito especificas, podemos recorrer a aplicações de terceiros que facilitam e dão mais flexibilidade em determinadas necessidades.
Pimac Timer é uma caixinha de surpresas, recomendada pelo nosso visitante David Campos.
As aplicação, para os puristas da marca de Cupertino, poderá não significar grande mais valia… “se o Mac OS X não traz, então não faz falta”, em tom jocoso diazia-me há dias um amigo. Na verdade esta ferramenta, até tem várias aplicações úteis.
É composta por três áreas de acção: Cronómetro, Temporizador e Alarme despertador. Aliado a estas funções estão acções.
Podemos parametrizar uma série de rotinas para darmos uma outra utilidade ao Mac: um despertador que à hora certa o acordará ao som dos temas de mais o apraz.
O David precisava de apresentar um trabalho e precisava de limitar o tempo em que estaria a fazer uma apresentação, então já que o Mac estava ali, combinou o útil ao agradável.
Mas existem muitos mais exemplos de aplicação prática. Poderá temporizar a hora que o mac deverá desligar ou entrar em pausa, poderá criar alarmes para diversas actividades que tenha a fazer. Com muitas funções, pode agendar essas acções para estas acontecerem todos os dias a determinada hora… não faltará aqui alimento para a sua imaginação.
Caso pretenda, poderá apenas escurecer o ecrã e ter um relógio no ecrã da sua máquina. Um relógio Sui generis… não encontrado numa qualquer habitação ou secretária.
Depois pode escolher sons de alarme para o avisar de tarefas que tenha colocado na aplicação: tocar um álbum de música à suas escolha, sinalizar com voz as horas, disparar um alarme, ou vários, num momento à sua escolha, ligar e desligar o seu Mac… e muito mais. Estas são algumas das funções que encontrará na versão gratuita, pois a versão Pro, paga, oferece ainda mais opções.