Pplware

Personalize um pouco mais o seu Mac – Ícones e Imagens

Por Jod para o PPLWARE.COM Convidamos um amigo, o Jod, developer da aplicação já nossa conhecida, o Keka, que  sugerisse uma personalização do ambiente Mac. Deixo-vos então o artigo que Jodi nos enviou

Provavelmente já viram artigos que mostram modificações em UbuntuWindows tentando com isso fazer uma colagem de imagem desses sistemas operativos ao Mac OS X… Então este é também o momento oportuno de trazer ao mundo Mac uma costumização dando ao nosso Mac Os X uma outra “roupagem” elegante!

Uma forma rápida de personalizar o nosso sistema operativo é inserir novos ícones e novas imagens no mesmo. Podemos usar essas imagens e ícones para personalizar pasta, ficheiros, programas (que de resto não deixam de ser pastas)… será tão simples como ler este post.


1. Antes de mais arranjem um bom ícone ou uma boa imagem que identifique claramente o que vamos “iconizar”. Por exemplo, para uma pasta em que eu guardaria os textos para o Pplware, iria usar um bom ícone em forma de esferográfica.


2. Na pasta em questão, fazemos um clique com o botão direito do rato e escolhemos “informações”.

3. Com a janela de informações aberta, é tão fácil como arrastar o nosso ícone, o tal da esferográfica, para a pasta que é mostrada na janela das Informações.


4. Voila! Já temos a nossa pasta personalizada com um ícone à nossa escolha. Não é necessário guardar a imagem original, pois dentro da nossa pasta personalizada, foram criados uma série de ficheiros ocultos (.DS_Store e Icon) que tratarão de conduzir essa imagem sempre dentro dessa pasta mesmo que a copiemos para outro computador.

5. Para terminar e rematar a costumização, podemos colocar uma etiqueta de cor que fique de acordo com as cores do nosso ícone, também podemos colocar uma pequena descrição do conteúdo da pasta para ser mais fácil identificada nas pesquisas com o Spotlight.


Podem repetir este processo as vezes que entenderem e com qualquer ficheiro, usando a mesma acção com o botão direito do rato. Este truque é sempre visível enquanto se tratar de pastas (recordo que os programas em Mac não deixam de ser pastas) e não para ficheiros. Se nalgum momento deixar de gostar do ícone que criou, pode voltar à imagem inicial clicando com o botão esquerdo no ícone que a janela Informação mostra e clica na tecla  Retrocesso ←. Desta forma apagará a imagem de dentro da pasta e o sistema interpretará a imagem nativa.

Se pretende dar asas à sua imaginação e criar pelas suas mãos as próprias imagens, a Apple oferece uma aplicação gratuita “Icon Composer” disponível no bundle Xcode (será necessário que se registe, o processo é gratuito), que é muito simples de utilizar. Também existem ferramentas pagas de excelente qualidade, como por exemplo o IconBuilder.

Deixo um pequeno exemplo de como podemos deixar o nosso Mac:

Si te has quedado con ganas de más personalización o dudas, comenta!

Exit mobile version