Pplware

Periscope – Agente Secreto no Mac…

Hoje em dia não são só as paredes que têm ouvidos, os computadores têm ouvidos e olhos…

Para quem não conhece deixamos os olhos e ouvidos do Mac… o Periscope.

Esta aplicação é extremamente competente e simples de utilizar. Toda a sua interface é intuitiva e os mecanismos de recolha de imagem e som aproveitam alguns trunfos do Mac: a câmara Sight e o estupendo microfone. Será que lhe fará falta? É o que vamos saber.

Visão Geral

Se alguma vez pensou em deixar o Mac ligado a fazer a segurança de sua casa então tem de conhecer o Periscope. O Periscope é uma aplicação muito “inteligente” – desenvolvida pela Freeverse – que utiliza a câmara e o microfone do Mac para detectar ruidos ou movimento e fazer automaticamente fotografias do que se está a passar em frente à iSignt.


Regiões de Captura

Podemos, na imagem, escolher vários campos a serem observados ou podemos escolher o ecrã completo. Tudo o que for movimento será fotografado pela aplicação. Esta função é programavel, permite afinar a sensibilidade da câmara, fazendo com que a câmara apenas dispare quando houver de facto motivo.

Além da câmara, o Periscope permite que as fotos sejam tiradas se houver um ruído próximo da máquina que seja perceptível… também podemos reajustar a sensibilidade de microfone. Esta dupla é praticamente inultrapassável se pretender que fique tudo devidamente registado.


Entrega das Imagens

A captura, como já referimos, pode ter vários pontos de observação e todas essas imagens podem ser colocadas numa determinada pasta no seu Mac ou podem ser enviadas por mail, bastanto para esse passo, configurar a conta de mail para onde quer ver enviadas as imagens.

Além disso, pode ter um serviço mais “seguro” e descarregar para um servidor as imagens via FTP e daí partilhar as mesmas por onde quiser. Pode mesmo virar o seu mac para onde entender e partilhar essas imagens no Flickr… se for essa a sua intenção.

Se pretender tirar fotos programadas, sem que sejam através do sensor, pode configurar um timming para que o Periscope dispare e crie um historial temporal, conforme tenha definido.

Mas ainda existem outras funções: podemos por exemplo colocar uma marca de água ou outra qualquer imagem por cima da nossa imagem, permitindo assim identificar quem propaga se estivermos a colocar estas imagens num dos muitos locais onde temos acesso a Live Web Cams…


Filme da cena Fotografada

Pode em cada cena filmada colocar uma etiqueta de texto. Isto permite que identifique melhor o trabalho capturado. Se pretender, a aplicação permite criar um “filme” com todas as imagens. Para isso basta indicar nas opções. Facilmente configura estes pontos e com isso terá esta aplicação pronta em minutos a funcionar.


Em Resumo:

O “Periscópio” faz uso da câmera do Mac iSight embutida (ou um equipamento de terceiros, se em anexo) para tirar fotos automaticamente. Claro que os recursos do computador seguram na qualidade (generosa) da apliação e com isso ela faz um excelente trabalho. O Periscope está dividido em 3 secções: Capture, Share e Review… todas come xplicações das suas funções…

Se tem tudo pronto então clique no botão “Of Air” / “On no topo da aplicação. Verá que ainda arranja facilmente um parceiro para algumas boas aventuras.


Licença: Shareware (preço= 19 euros)
Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6
Download: Periscope 1.5.4 [4.5MB]
Homepage: Freeverse

Exit mobile version