Perian é um “componente” desenvolvido em código aberto e livre para Mac OS X que activa no QuickTime a leitura de formatos não suportados nativamente pelo mesmo.
A compatibilidade com um grande leque de formatos é requisito sine qua non na actualidade tecnológica, dada a disparidade de conteúdos multimédia.
Para complementar o QuickTime Player, Christopher Forsythe desenvolveu há uns anos o Perian e adaptou-o aos novos requisitos do Max OS X Lion.
O Perian é uma aplicação ou um “módulo” desenvolvido em código aberto e livre para Mac OS X que activa no QuickTime a leitura de formatos não suportados nativamente. Este módulo foi desde sempre considerado como “o canivete suíço para o QuickTime”.
Depois de instalado, permite que o QuickTime reproduza conteúdos nos seguintes formatos:
- Formatos de ficheiros AVI, FLV e MKV.
- MS-MPEG4 v1 e v2 DivX, 3ivx, H.264, FLV/Sorenson Spark, FSV1, VP6, H263i, VP3, HuffYUV, FFVHuff, MPEG1 e MPEG2 Video, Fraps, Windows Media Audio v1 & v2, Flash ADPCM, Xiph Vorbis (em Matroska) e MPEG Layer II Audio
- Suporte AVI para: AAC, áudio AC3, H.264, MPEG4 e VBR MP3.
- Suporte a legendas para SSA/ASS e SRT.[2]
De fora deste pacote de plugins fico o formato da Microsoft, o WMV. Para reproduzir este formato no QuickTime será necessário instalar um outro plugin.
Artigos relacionados: