Falar em austeridade e crise, desemprego e cortes nas migalhas que o povo ganha, é um habitué. Apertam o cerco à fuga aos impostos e pedem-nos para solicitar sempre a factura do que consumimos. Esta é a nossa sugestão para que possa pedir factura sem receio, recorrendo a um utilitário que lhe permite guardar e apresentar a informação fiscal (Nome, N.º Contribuinte, Morada e e-mail), com a facilidade de um toque de dedo.
Evite o incómodo de lhe ser recusada a emissão de factura por não ter presentes os dados fiscais no momento, ou o de retirar os cartões da carteira para obter a informação.
A aplicação possibilita ainda a geração de vários códigos de barras (128, 39, EAN, QR) no ecrã do telemóvel.
A partir de 01 de Janeiro de 2013 em Portugal, pedir a emissão de factura aquando da aquisição de bens ou serviços trará benefícios fiscais, sendo também uma prática que está a ser incentivada pelo Estado.
Contudo, os fornecedores dos bens ou serviços serão obrigados a preencher electronicamente os dados do contribuinte na factura. Se o cliente não tiver os dados fiscais disponíveis (os seus ou de um terceiro no qual pretenda a emissão em nome deste), poderá ser-lhe recusada a emissão da factura com os seus dados. Nesse caso, o fornecedor emitirá uma factura em nome de um “cliente genérico”, não podendo depois o cliente utilizá-la para efeitos de deduções fiscais, ou outros fins que requeiram a impressão dos seus dados na fatura.
“Peça Fatura” é uma aplicação concebida para smartphone e tablets, de utilização muito simples. O utilizador pode guardar a sua informação fiscal (Nome, N.º Contribuinte, Morada) e e-mail, para depois apresentá-la ao operador de caixa, através do ecrã do seu smartphone, quando este lhe solicitar os dados para preenchimento.
A aplicação permite também guardar os dados fiscais de terceiros, como por exemplo: dados fiscais dos descendentes ou ascendentes para pedir facturas na farmácia em nome destes; dados fiscais da empresa onde se trabalha, para solicitar facturas em nome desta e posterior apresentação para justificação/reembolso de despesas; etc.
Com esta solução, evita-se o transtorno de memorizar com exactidão os dados fiscais, como o nome ou morada completos, mas sobretudo o número de contribuinte.
Evita-se também o incómodo de retirar cartões da carteira a fim de obter esta informação. Nesta aplicação, a informação está ao alcance de um toque de dedo.
Enquanto que em alguns cartões a informação é apresentada em tamanho reduzido (ex: número de contribuinte no cartão de cidadão), nesta aplicação os dados fiscais são facilmente legíveis, já que se aproveita por completo as dimensões do ecrã do smartphone.
A aplicação possibilita ainda a geração de um código de barras QR no ecrã do telemóvel, contendo toda a informação em formato vCard, para captura automática dos dados e respectivo tratamento por outras aplicações.
A aplicação permite também gerar outros tipos de códigos de barras (128, 39, EAN) no ecrã do telemóvel, que são uns dos mais utilizados. Estes códigos de barras têm a particularidade de serem lidos na maior parte dos leitores existentes no mercado.
De salientar que a aplicação para Android está disponível em duas vertentes, uma Free (Peça Fatura Free,) que permite o registo de um número de contribuinte e outra paga (Peça Fatura) que permite o registo de N números de contribuintes.
Para iPhone existe apenas uma versão que possibilita o registo de um número de contribuinte e a possibilidade de desbloquear, através de pagamento, o registo de N números de contribuintes.
Está também disponível uma versão para iPad onde poderá também visualizar em tempo real a informação das suas Despesas e respectivo Benefício Fiscal. Aqui claramente tira partido do ecrã de maiores dimensões, para toda a informação.