Hoje é um dia muito especial na história da Apple e na história dos computadores pessoais. A 15 de agosto de 1998, a empresa de Cupertino lançou o iMac G3 (original) desenhado por Jony Ive.
Este foi o primeiro computador lançado pela Apple depois de Steve Jobs ter regressado à empresa, em 1997.
Apple: Fugir da cor bege…
Antes do iMac original ter sido lançado, a grande maioria dos computadores de secretária eram beges… aquele bege aborrecido, mas que hoje lembramos com uma certa nostalgia.
Por isso, quando a Apple mostrou o iMac original ao mundo, a 6 de maio de 1998, foi uma grande revelação. Afinal, os computadores podiam também ter uma cor amigável e que, sem dúvida, os tornava menos distantes e frios.
Para além disso, o iMac G3 chegou com muitas outras inovações, mas que hoje tomamos como garantidas. Distinguia-se da concorrência pela forma com arrumava e geria os cabos e fios que se encontravam ligados ao computador e possuía um design integrado que o tornava muito mais fácil de montar e começar a utilizar, comparativamente ao resto dos computadores pessoais da altura.
iMac: Um enorme sucesso…
Para além da sua estética apelativa, o iMac original foi um sucesso por muitos motivos. Era um computador relativamente fácil de transportar devido à pega que trazia e trazia um leitor de CD-ROM.
Para surpresa de muitos na altura, a Apple decidiu não incluir no seu novo computador pessoal um leitor de disquetes. Na altura, muitos disseram que Steve Jobs era maluco. Algo parecido com o que aconteceu recentemente quando a Apple se livrou das portas USB tradicionais ou quando removeu a entrada de auscultadores com o lançamento do iPhone 7.
Para além disso, o iMac original veio equipado com um processador PowerPC 750 G3, 4GB de armazenamento e uma placa gráfica ATI. Estes componentes podem hoje não parecer impressionantes, mas quando o computador foi lançado tonavam-no muito capaz. Tudo isto, combinado com o seu design inovador, fez do iMac original um sucesso de vendas.
A evolução…
Desde o lançamento, a Apple criou várias versões do iMac trazendo alterações no design e várias mudanças ao nível do hardware. Os computadores foram lançados em: 2002, 2004, 2007, 2009, 2012 e 2015.
Atualmente, o iMac está disponível em dois tamanhos diferentes, 21.5 polegadas e 27 polegadas. Para além disso, é possível escolher ecrã 4K ou 5K.
Agora, existe também um iMac Pro, que representa uma excelente opção para programadores, designers e criadores de conteúdo, graças ao seu potente processador Xeon.
Conclusão
Após o seu lançamento, a Apple começou a vender o iMac original por 1.299 dólares. Para além disso, o computador estava disponível em 5 cores diferentes.
Depois de todos os fiascos que ocorreram até Steve Jobs voltar a assumir o controlo da empresa, o iMac foi, sem sombra de dúvidas, o computador que ajudou a trazer de volta a velha Apple.