Pplware

Os 12 Maiores Momentos de 2014 para a Apple

Estamos a caminhar a passos largos para o final de uma ano recheado de acontecimentos marcantes na vida das pessoas. No capítulo da tecnologia, mais uma vez, a Apple tocou na vida das pessoas e deixou no mercado mundial a sua marca de qualidade.

Embora sem o fulgor de outros tempos, a Apple deixou no segmento dos dispositivos de comunicação e computação um importante impulso tecnológico. Tal como prometeu em Janeiro Tim Cook, este ano foi sem dúvida um ano de muitos produtos Apple e de muitas novidades.

Neste artigo vamos mostrar-lhe os 12 momentos mais importantes do ano de 2014 da empresa que revolucionou a tecnologia um pouco por todo o mundo nos últimos anos.

 

Apple divide acções 7 para 1

Em Abril deste ano a gigante de Cupertino anunciou uma divisão nas suas acções de 7 para 1, acrescentando simultaneamente 30 mil milhões de dólares ao seu programa Share-Buyback, programa que atingiu um valor a rondar os 90 mil milhões de dólares.

Para além disso os dividendos também aumentaram, fixando-se assim nos 8%. Em relação aos título, estes tiveram uma relativa estabilidade, mas foi a 28 de Novembro que sos títulos atingiram o seu ponto mais alto, os 118,93 dólares.

 

Apple compra Beats

Outro momento importante deste ano foi a compra da Beats por parte da Apple, tornando-se esta a maior aquisição de sempre da empresa. Este negócio envolveu um valor que ronda os 3 mil milhões de dólares e trouxe para a Apple um velho amigo de Steve Jobs, o magnata da música Jimmy Iovine.

Apesar de ter sido um excelente negócio, esta decisão muito provavelmente não terá sido tomada com base na venda de headphones, já que este não é um grande mercado. A verdade é que o iTunes está a começar a ser pré-histórico e esta aquisição poderá ser a forma encontrada pela empresa para revitalizar a música nos seus dispositivos. Correm até rumores que a empresa pretende, já no próximo ano, integrar o Beats com o seu sistema operativo iOS.

 

iOS 8 e OS X Yosemite

Este ano foi também um excelente ano para o software, tendo a empresa lançado um novo sistema operativo para os seus dispositivos móveis, o iOS 8, e um novo sistema operativo para os seus computadores Mac, o Mac OS X Yosemite.

Com estas novas versões e com a ajuda de Jony Ive e Craig Federighi, a empresa conseguiu integrar estes dois sistemas operativos como nunca antes tinha conseguido, tendo sido apelidada esta funcionalidade de Continuidade.

Para além destas novidades a Apple neste mesmo ano apresentou também o HealthKit e o HomeKit, que são duas ferramentas fornecidas a programadores para que possam desenvolver aplicações que permitam controlar melhor a saúdes dos utilizadores utilizando dispositivos inteligentes “vestíveis”.

 

Parceria com a IBM

Esta foi uma das maiores surpresas do ano, a junção de duas das maiores empresas de tecnologia a nível mundial, tendo Tim Cook aberto com esta decisão uma nova era na empresa, uma era que abre portas para grandes parcerias.

Desta forma, as duas empresas que nos primeiros dias do Macintosh eram as principais rivais, estão agora juntas numa parceria que poderá ser muito interessante. A IBM é especializada na prestação de serviços a empresas e em suporte técnico e a Apple é quase inteiramente uma empresa de dispositivos de consumo, o que faz com que a gigante de Cupertino possa projectar aplicações enquanto a IBM proporciona as instalações nos locais e o suporte técnico, pacote que com certeza muitas empresas gostariam de possuir.

Neste momento o objectivo será transformar cerca de 100 aplicações e serviços específicos para o sector da banca, seguros, pilotos, entre muitos outros, entrando assim em novos mercados.

 

Ciberataque ao iCloud expõe celebridades nuas

Nem só de coisas boas foi feito o ano da Apple. Neste ano, devido a um ataque cibernético várias fotografias de famosas nuas foram publicadas na Internet. Segundo o esclarecimento da empresa, este terá sido o resultado de um ataque segmentado em nomes de utilizador, palavras-passe e perguntas de segurança.

Como resposta, a empresa aumentou os seus procedimentos de segurança no iCloud, onde começou a criptografar os backups dos dispositivos e também começou a utilizar a autenticação em dois passos, que em 2015 é muito provável que se mantenha omnipresente.

 

Os novos iPhones e o Bendgate

2014 foi também o ano do lançamento dos novos dispositivos iPhone, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus. Mas a verdade é que pouco tempo depois de terem sido lançados, vários vídeos começaram a correr no YouTube onde mostravam estes dispositivos a dobrar literalmente sob pressão, o que rapidamente se alastrou por toda a comunicação social.

A verdade é que isso não afectou as vendas da empresa, tendo a mesma vendido um recorde de 10 milhões de unidades num único fim-de-semana.

 

Apresentação do Apple Watch

Este foi também o ano em que a Apple apresentou o seu dispositivo mais esperado do ano, o Apple Watch. Este é o produto que marca a entrada da empresa no sector dos vestíveis, havendo neste momento rumores que o dispositivo possa estar disponível já no início de 2015.

Num evento realizado em Setembro, o Apple Watch foi a estrela principal. Ainda há muito por saber sobre este dispositivos, contudo sabe-se que o modelo base terá um valor que ronda os 349 dólares e que estará disponível já em 2015.

 

Apple Pay

Em Setembro também chega finalmente o Apple Pay, serviço de pagamentos móvel que as entidades bancárias estão a acolher de braços abertos. Actualmente o Apple Pay é apenas responsável por uma percentagem mínima das transacções, algo que muito provavelmente irá crescer em 2015.

A verdade é que muitas lojas, principalmente nos Estados Unidos da América, não gostaram deste lançamento, pois possuem elas próprias as suas aplicações de pagamentos móveis. Será a Apple capaz de derrotar esta concorrência feroz?!

 

Confusão dos U2 

Em 2014 a Apple ofereceu o álbum da banda U2 completamente gratuito aos seus utilizadores, no entanto cometeu o erro de o carregar automaticamente nas suas contas do iTunes, o que gerou uma grande polémica e grande revolta por parte dos utilizadores.

 

Contudo, no sentido de resolver rapidamente o descontentamento de alguns utilizadores, a empresa forneceu uma ferramenta que permite aos utilizadores eliminar o álbum da sua conta iTunes para sempre.

 

iMac com ecrã de Retina

Este ano trouxe também novidades para o iMac. A Apple apresentou o seu novo iMac com um ecrã de retina de resolução 5K, tornando-se quase uma peça de arte e tornando o iMac mais interessante do que alguma vez foi.

Mas esta máquina é muito mais que um ecrã de altíssima resolução. Nela há novos elementos que a tornam poderosa, uma das mais perfeitas do mercado actual.

 

Tim Cook e a sua sexualidade

Esta foi uma das notícias que colocou a imprensa num tremendo alvoroço, quando Tim Cook num ensaio profundamente pessoal assume a sua homossexualidade, afirmando ter orgulho em ser homossexual e que considera ter sido um dos maiores dons que Deus lhe deu.

Como CEO de uma das empresas mais poderosas do mundo, Cook doou ainda 8,5 milhões de dólares para uma campanha de Direitos Humanos, como parte de um esforço para eliminar a discriminação nos locais de trabalho nos estados do sul dos EUA.

 

Rejeições da App Store

Para fechar a nossa lista e o ano, a empresa de Cupertino fechou o seu ano criando um grande tumulto entre os programadores de terceiros, devido ao facto de algumas aplicações estarem a ser rejeitadas pela App Store. Aplicações como PCalc e como a Transmit foram obrigadas a remover novos recursos depois terem anunciado na própria App Store que esses recursos iriam ser apresentados.

Com certeza que em 2015 a empresa terá de trabalhar mais para ir ao encontro à sua comunidade de programadores, pois também são eles que fazem da Apple a gigante que ela é nos dia de hoje.

 

Estes foram alguns dos momentos mais marcantes da empresa que tem sido o pêndulo do mercado mundial da tecnologia. Embora mais rica que nunca mas menos influente do que já foi, continua a ser a mais importante marca num segmento também ele o mais inovador e impulsionador, um motor económico do mundo moderno.

[Via: Cult of Mac] Por Hugo Sousa para o Pplware

Exit mobile version