Os serviços cloud são hoje ferramentas essenciais para o nosso dia-a-dia. Acessíveis em qualquer lado, estas drives virtuais permitem que guardemos qualquer ficheiro e que lhe acedamos em qualquer lugar e a qualquer momento.
Os preços praticados são por norma um fator importante na escolha e por isso a Apple ajustou agora a sua oferta do iCloud, ajustando também os preços.
Esta novidade chegou poucas horas depois do início da WWDC 2017 e nem foi formalmente anunciada pela Apple. A empresa limitou-se a alterar o seu plano de oferta de espaço de armazenamento.
A nova oferta da Apple eliminou a proposta de 1TB de espaço, tendo agora apenas disponível 50GB, 200GB e 2TB. Claro que existe sempre a oferta gratuita de 5GB de espaço a todos os utilizadores do iCloud.
Para além desta reformulação da oferta de armazenamento, a Apple ajustou também os preços. A mexida foi no pacote mais elevado, que deixa de custar 19,99 euros para custar 9,99 euros, que era o preço da oferta de 1TB de espaço.
Todas as contas que tinham o antigo plano de 1TB de espaço vão ser automaticamente atualizadas para o de 2TB, mantendo-se o preço a pagar.
Comparado com a concorrência, este plano de 2TB por 9,99 euros é muito atrativo. A Google e o Dropbox cobram esse mesmo valor por apenas 1TB de espaço e o preço OneDrive, que custa 7 euros por mês, é também mais elevado na relação preço/TB, mas inclui uma instalação do Office 365.
Um ano depois de ter ajustado o preço do seu plano de 2TB, a Apple volta a alterá-lo, passando a cobrar apenas metade do valor anterior. Este é um excelente negócio, uma vez que a Apple passou a permitir que uma conta de família do iCloud possa partilhar esse espaço.